MP fará vistoria na Beneficência Portuguesa de Campos, RJ, após 8 mortes por câncer.

Após oito mortes por câncer, o Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos dos Goytacazes passará por uma vistoria em resposta à solicitação da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público. A informação é do jornal 'Terceira Via'. 

De acordo com a publicação, a promotoria apura supostas irregularidades no hospital denunciadas por um grupo de mães de pacientes com câncer. A vistoria será feita pelo Grupo de Apoio Técnico em Saúde do Ministério Público (Gate).

No mês de outubro, poucos dias após a morte  da menina Sawanna de Araújo, de 6 anos, que ocorreu em setembro de 2016, quando contraiu uma pneumonia durante o tratamento de leucemia no hospital, o Ministério Público recebeu a denúncia. Além dela, Lucas Manhães, de 12 anos, Aline Dantas, 20, Mariah Freitas, 15, Daniel, Wanessa, Ketelin e Maria José morreram entre setembro do ano passado e março deste ano. 

A reportagem do jornal "Terceira Via" informa ainda que as famílias se conheceram nos corredores e enfermarias da Beneficência Portuguesa de Campos dos Goytacazes e reclamaram que o setor não tem condições sanitárias adequadas, médicos suficientes e atendimento de qualidade. Além disso, as famílias denunciam excesso de sessão de quimioterapia nos pacientes.

O Ministério Público já oficiou a Secretaria municipal de Saúde, a Secretaria estadual de Saúde e o Conselho Regional de Medicina (Cremerj) para “análise das providências que precisam ser tomadas sobre o hospital”.

Outro lado

A Beneficência Portuguesa de Campos dos Goytacazes diz, através de nota, que 70% do câncer infantil é causado por leucemia aguda e que em pacientes de alto risco, o índice de morte é de 40 a 50%. O hospital também garantiu que atua com médico hematologista especialista em tratamento infantil, de adultos e idosos. Ainda de acordo com a nota, assinada por Ionilda G. do R. V. Carvalho, responsável pelo serviço de Oncologia e Hematologia do hospital, a estrutura física do hospital é vistoriada por órgãos federais, estaduais e municipais.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações do jornal Terceira Via

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.