Tia divulga alerta sobre bala com chumbinho que seria do jogo da Baleia Azul. Será?

Desde que o tal jogo da Baleia Azul se popularizou na grande rede, são muitos os relatos de adolescentes que foram coagidos a cumprir tarefas arriscadas antes de tirar a própria vida, que seria o objetivo final deste jogo ridículo. 

Infelizmente é verdade que alguns jovens têm sido influenciados pelo jogo. Segundo informações divulgada pela Revista Exame, dois estudantes, um adolescente de 14 anos e outra de 15, se jogaram nesta quarta-feira (03/05) do 13° andar de um edifício na Colômbia, aparentemente influenciados pelo jogo da Baleia-Azul.

Ontem, um jovem de 15 anos morador de Matosinho, em Portugal, deu entrada no hospital com cortes no peito, braço e mão. A polícia local está investigando o caso. Há indícios de que o jovem teria cumprido tarefas relacionadas ao jogo da Baleia Azul.

O jogo Baleia Azul foi criado na Rússia e estaria relacionado a 130 mortes de jovens.

Como se vê, realmente, é preciso estar muito atento ao comportamento das crianças e adolescentes, que estão mais vulneráveis ao jogo da Baleia Azul.

Mas nem tudo que circula pela internet é verdade. Há muitas informações falsas sobre o jogo da Baleia Azul sendo divulgadas com outros interesses. Como por exemplo, uma história de que uma tia, identificada como Simone, da perua, teria divulgado um alerta sobre uma bala com chumbinho da Baleia Azul

"Uma das crianças pegou uma bala e ao ganhar um dos meninos disse que era bala especial. Como está acontecendo esse negócio de baleia azul é realmente verdade. Minha monitora desconfiou do presente e pegou a bala, abriu a bala e jogou água e quando ela pegou a bala inchou pois estava cheia de chumbinho (veneno usado para matar de rato)", diz um trecho do alerta que circula pelo WhatsApp e Facebook.

Só que está história não é verdadeira. Segundo informações do site Boatos.org, o alerta da tia Simone é falso e usa imagem de outro fato ocorrido na cidade de Monte Carmelo envolvendo crianças. Recentemente a criança de 3 anos que comeu bala envenenada recebeu alta hospitalar.

O alerta sobre bala recheada com chumbinho que circula pela internet é falso, mas o caso de envenenamento é verdadeiro e ocorreu no Alto Paranaíba. Embora não se pode afirmar que o caso esteja relacionado ao jogo da Baleia Azul, a delegada Cláudia Coelho Franchi, que investiga o caso, disse ao G1 que nenhuma linha de investigação estava descartada.

O caso foi registrado como tentativa de homicídio.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários