É boato: Lei que isenta idosos de pagar estacionamento em shoppings.

Assunto: Boatos que circulam pela internet.
Idosos não pagam estacionamento em shoppings

Acima de 60 anos, idosos não precisam mais pagar estacionamentos em shoppings.

Oi pessoal. Está circulando pelo WhatsApp um texto informando que foi aprovada uma lei que garante gratuidade em estacionamentos de shoppings para idosos acima de 60 anos
É boato: idosos não precisam pagar estacionamento em shoppings.
Bom! Segundo o texto, a 'Lei 2786/08' garante que pessoas acima de 60 anos não precisam pagar estacionamento em shoppings. 

— Lei 2786/08 foi aprovada dia 06/8 de 2017. Pessoas idosas, acima de 60 anos, não  pagam estacionamento nos shoppings. Faça  valer o seu direito. Leve o ticket ao balcão  de pagamento juntamente com sua carteira  de identidade, e peça  o carimbo de isenção. Repassem para todos os seu contatos...

Essa informação tem sido muito repassada, mas será que é verdadeira? 

Idosos têm gratuidade em estacionamentos de shoppings?

Vamos por parte! Os direitos da pessoa idosa estão reunidos na Lei 10.741. Entre eles, gratuidade no transporte público urbano. Nos veículos de transporte coletivo, serão reservados 10% dos assentos para idosos, assim como é assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados. 

Atenção! RESERVA e não GRATUIDADE.

Isso quer dizer que essa história de que idosos acima de 60 anos não precisam pagar estacionamento não é VERDADEIRA.

Sobre a Lei 2786/08 

E a tal Lei 2786/08 aprovada este ano? Na verdade não estamos falando de uma Lei, mas de um Projeto de Lei que chegou a tramitar na Câmara dos Deputados em 2008, mas acabou sendo arquivado em 2011. 

Conclusão

Essa informação sobre a Lei que isenta idosos acima de 60 anos de pagar estacionamento em shoppings é FALSA. Mais um boato que circula pelo WhatsApp e redes sociais. 

Saiba mais sobre boatos que circulam pela rede no Momento Verdadeiro.

Comentários