Tentativa de suicídio mobiliza bombeiros e moradores de Campos, RJ.

Olá pessoal. Na última quinta-feira, dia 28, um homem subiu em uma torre de uma operadora de telefone móvel, de aproximadamente 40 metros de altura, na cidade de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, com pensamento suicida. Felizmente, após 7 horas, a equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu salvá-lo.

O fato ocorreu na região central da cidade, trecho da rua Tenente-Coronel Cardoso, antiga  rua Formosa. O Corpo de Bombeiros chegou a acionar um helicóptero que saiu do Rio de Janeiro com destino à Campos dos Goytacazes, mas não precisou ser utilizado. A aeronave chegou ao Aeroporto Bartolomeu Lisandro, mas retornou à capital. Uma vez que, os bombeiros conseguiram convencer o homem a descer em segurança pelo mesmo local por onde subiu. 

Realmente, foi uma semana tensa, onde muitos tiveram a oportunidade de presenciar um fato que poderia ter ocorrido com um ente querido. Um fato que nos leva a uma reflexão sobre o tema. Infelizmente, o número de suicídios aumentou 12% no Brasil.

Suicídio no Brasil

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, o índice de suicídios cresceu entre 2011 e 2015 no Brasil. Segundo o órgão, esta é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos.

Pensando nisso, o governo se mobiliza para por em prática um Plano Nacional de Prevenção ao Suicídio. As iniciativas se unem ao plano da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa diminuir o número de suicídios em 10% até o ano de 2020.

De acordo com informações da "Revista Galileu", todo dia, 28 brasileiros se suicidam e, para cada morte, há entre 10 e 20 tentativas. Para ajudar a combater essa epidemia silenciosa, a revista conversou com uma série de psiquiatras e psicólogos sobre o problema e elaborou uma lista de seis alertas sobre o comportamento suicida. Leia a reportagem completa neste link.

"Mude sua rota, mas não desista no caminho"

Comentários