BOATO: Soldados revistam crianças em 'intervenção federal' no Rio de Janeiro.

Soldados revistam crianças em intervenção federal no Rio de Janeiro
É notório que a segurança pública tem sido um problema de difícil solução em vários estados brasileiros. Logo após o Carnaval, devido a insegurança e o alto índice de criminalidade nas ruas do Rio de Janeiro, o presidente Michel Temer decretou a intervenção federal no estado. Sendo assim, um general do Exército assumiu o comando das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros com plena autonomia.


Desde então, cidadãos cariocas têm usado as redes sociais para publicar fotos de operações com participação de militares do Exército, da Marinha e Aeronáutica. Uma dessas imagens, postada recentemente, viralizou (teve grande repercussão). Na foto, soldados do Exército Brasileiro estão revistando mochilas de crianças uniformizadas. Ocorre que a foto acima não foi tirada recentemente. A imagem foi registrada pela fotógrafa Márcia Foletto, do jornal O Globo, em novembro de 1994, durante a Operação Rio I. 

Em face a essa realidade, constatamos que os relatos de que os militares estariam revistando crianças atualmente não procedem. Logo, podemos concluir que, embora seja um registro de um fato real, não retrata uma ação atual. Infelizmente, sempre tem gente querendo tirar proveito de uma situação real para espalhar boatos pela rede social.

Comentários