NOTÍCIA: Pilota de Temer é 1ª mulher a comandar avião presidencial.

É notícia. Nesta quinta-feira, 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A equidade entre homens e mulheres ainda é um desafio em praticamente todos os espaços da sociedade, mas elas continuam sua luta e seguem conquistando seus espaços. 

O portal de notícias da Globo, o "G1", conseguiu entrevistar a capitão da Força Aérea Brasileira Carla Borges. Ela é a primeira mulher a pilotar um avião presidencial no Brasil. Aos 34 anos, a militar que transporta o presidente Michel Temer em viagens oficiais na Base Aérea de Brasília. "Me sinto honrada de cumprir essa missão de estar transportando a maior autoridade de um país", afirma Carla.

De acordo com a publicação, Carla também foi a primeira mulher a integrar o Esquadrão Escorpião, que emprega o modelo A-29 Super Tucano na defesa das fronteiras do país. O pioneirismo se repetiu, dessa vez, quando ela se tornou a primeira mulher a chegar ao seleto grupo da aviação de caça. Em pouco mais de dez anos de carreira, Carla acumulou mais de 1,5 mil horas de voo no comando de nove modelos diferentes de aeronaves. 

Ainda de acordo com o G1, passados 36 anos do ingresso das mulheres na carreira militar da Aeronáutica, a presença feminina na FAB corresponde a apenas 17% do efetivo. No total, de 67,1 mil militares, 55,7 mil são homens e 11,3 mil mulheres. Os números dizem respeito a todas as funções dentro da corporação. A matéria completa pode ser lida neste link.

Com informações do G1.

Comentários