Banco Central proibiu e bancos não podem receber notas com carimbo Lula Livre - Fake news.

Banco Central proibiu e bancos não podem receber notas com carimbo Lula Livre - fake news.
A prisão do ex-presidente Lula causou uma onda de protestos. Petistas, aliados e fãs do político têm mostrado sua insatisfação com o caso, e, ao que parece, alguns resolveram protestar confeccionando um carimbo com a frase "Lula livre" e marcando cédulas do real, dinheiro que circula pelo país.

Ocorre que, para além das manifestações, começou a circula pelas redes sociais a informação que o Banco Central do Brasil teria determinado as instituições bancários que não aceitem cédulas com o carimbo Lula Livre

Além da situação do suposto prejuízo financeiro, o portador estará sujeito ao enquadramento no artigo 163 do Código Penal, que trata do crime de rasura em papel moeda. Agora, segundo a mensagem, o que já era ruim, ficou pior. Só que Não! Toda esta história não passa de uma invenção para, provavelmente, espalhar contendas e aterrorizar a população desinformada. 

Primeiro, conforme podemos conferir em uma matéria divulgada pela Agência Brasil de Notícias, "o Banco Central esclareceu que as cédulas carimbadas com a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os dizeres Lula livre não perdem o valor, mas alertou que deverão ser repostas, o que implicará custo para o país". 

Veja o que diz o Banco Central: "Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária". 

Sobre o artigo 163, cabe ressaltar que a lei não se aplica a pessoa que recebeu uma cédula rasurada. O doutor Fernando Sobrinho, professor de Direito Penal do Centro Universitário Curitiba, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, explicou que "quem, por acaso, já tiver aceitado uma nota assim, pode ficar tranquilo, pois o ato não é crime".  

Levando-se em consideração esses aspectos, podemos concluir que está história de que Banco Central proíbe rede bancária de receber notas com carimbo de Lula livre é boato. Mais uma fake news que circula pela web.

Comentários