Bolsonaro apela para que caminhoneiros não façam greve

Imagem
O presidente Jair Bolsonaro apelou hoje (27) aos caminhoneiros para que não façam greve. "Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia do Brasil. Apelamos para eles que não façam greve porque todos nós vamos perder, todos, sem exceção. Agora, a solução não é fácil, estamos buscando uma maneira de não ter mais este reajuste", disse, após reunião no Ministério da Economia. Ontem (26), a Petrobras reajustou o preço médio do diesel nas refinarias em 4,4% e há especulações sobre uma greve de caminhoneiros que aconteceria na próxima segunda-feira (1º). “A Petrobras segue uma planilha, tem a ver com preço do petróleo lá fora, tem a ver com variação do dólar. Ontem foi boa notícia, o dólar baixou R$ 0,20. Estamos estudando medidas, agora, não tenho como dar uma resposta de como diminuir impacto, que, na verdade, foram nove centavos no preço do diesel”, disse, ressaltando que não interfere na política de preços da empresa. De acordo com o presidente, está em estudo a diminui

Verdades e mentiras sobre DSTs que você deve conhecer.

Ainda hoje, mesmo com tanta tecnologia e canais de informação, as pessoas continuam sendo vítimas de escolhas erradas. O aumento dos casos de DSTs e as polêmicas sobre as verdade e mentiras desse assunto são a prova disso.

Há anos o Brasil vem lutando contra o crescimento de pessoas infectadas com HIV e diversas doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs. No entanto, um número de pessoas que teve seus picos entre as décadas de 70 e 80, e que no início dos anos 2000 sofreu uma grande queda, já não conta mais com reduções significativas.

Conforme o departamento de DST, HIV e Hepatites virais, o número de infectados subiu 187,5% entre os anos de 2006 e 2015. São mais de 6,9 pessoas em cada 100 mil. No mesmo período, na faixa etária entre 20 e 24 anos, o crescimento de pessoas infectadas também foi assustador, uma margem de 108% de alta. Já entre os 25 e 29 anos, o crescimento de número de infectados foi de 21%.

Esses números mostrados acima falam apenas das pessoas infectadas pelo HIV. Quando as demais doenças sexualmente transmissíveis são incluídas nesses números, eles se tornam ainda mais assustadores. Por isso, preparamos esse artigo com verdades e mitos sobre DST para que as pessoas parem de negligenciar a proteção sexual e tenham mais responsabilidade com seus corpos e sua saúde. Acompanhe.
Veja quais são as principais verdades e mitos sobre DST

Camisinha não garante proteção de todas as DSTs? Verdade

Mesmo promovendo uma grande proteção, o preservativo não é 100% eficiente nesse quesito. Isso acontece porque nem toda a região genital é coberta por ela, e algumas DST podem provocar feridas nas partes descobertas, aumentando o risco de contaminação.

As mulheres possuem mais dificuldade em detectar as DSTs? Verdade

Na maior parte dos casos de DST o diagnóstico é mais complicado nas mulheres, por isso, elas devem tomar muito mais cuidado com esse problema.

Todo corrimento ou ferida na genitália é uma DST? Mito

De fato, a maioria delas causa corrimentos ou feridas, mas nem sempre esse é o motivo dessas ocorrências. É fundamental que um médico seja procurado assim que qualquer anomalia seja percebida.

Os sintomas de DSTs podem surgir em outras áreas do corpo? Verdade

Apesar da maioria delas manifestar seus sinais na genitália, algumas delas podem mostrar sinais em outras partes do corpo.

É possível ser contaminado através da picada de mosquito? Mito

A picada de pernilongos e demais insetos não é capaz de transmitir nenhuma das DST existentes. Essas são transmissíveis apenas pela troca de fluído sexual.

Ferramentas de tatuagem e beleza podem transmitir DSTs? Verdade

Objetos perfuradores e cortantes, se contaminados, podem transmitir doenças como o HIV e a Hepatite. No entanto, se forem esterilizados esses riscos diminuem.

Mulheres grávidas podem contaminar seus bebês com DSTs? Verdade

São muitas as DST que podem ser transmitidas de mãe para filho ainda durante a gestação, afetando tanto o desenvolvimento do feto como toda a saúde dele.

Casais fiéis e estáveis não precisam usar camisinha? Mito

Algumas DST podem ser transmitidas de outras maneiras que não a relação sexual, por isso, é importante que mesmo os casais fiéis usem camisinha.

Portadores de DSTs não podem ser doadores de sangue! Verdade

Uma doação de sangue contaminado por uma DST pode transmitir a doença para quem recebe a transfusão. Por esse motivo, as pessoas contaminadas com DST não devem fazer doações de sangue.

Os tratamentos para DSTs nas mulheres são mais difíceis? Mito

O diagnóstico é mais complicado, mas os tratamentos não. Esses são muito mais simples e eficazes em muitos casos. Os tratamentos de Clamídia, por exemplo, estão muito mais eficazes atualmente, mesmo que o diagnóstico ainda seja mais difícil nas mulheres.

Existem muitas outras verdades e mitos sobre DST, por isso é importante que você procure seu médico e converse abertamente sobre esse assunto, esclarecendo todas as questões existentes. E use sempre camisinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crivella disse que negro só gosta de: "cachaça, prostituição e macumba"?

Bolsonaro tem melhor avaliação desde o começo do mandato | Podcast.

Vídeo Som de trombetas no céu de Israel é real?