Terra estará mais distante do Sol nesta sexta-feira.

Na próxima sexta-feira, dia 06 de junho, nosso planeta vai estar mais distante do sol do que em qualquer outro dia do ano. Isso vai ocorrer porque a velocidade da Terra será 7.000 km/h mais lenta. 

Ouça a reportagem completa no vídeo abaixo

De acordo com Nayra Rodríguez, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das Canarias, na Espanha, o planeta atingirá seu afélio neste dia. Para quem não sabe, afélio é uma palavra de origem grega que significa "longe do Sol".

Em entrevista a agência britânica de notícias "BBC", a astrofísica disse que "o afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro".

Dessa forma, no periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra; no afélio está a uns 152 milhões de quilômetros do Sol, explicou a cientista. Essa  distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica. Porém, para conhecimento de todos, a maior ou menos distância do Sol durante o afélio ou o periélio não têm nada a ver com as variações de temperatura durante as estações do ano.

O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho. O periélio foi no dia 3 de janeiro. As informações são da BBC.


Comentários