Homem se perde seguindo carro da esposa e acaba seguindo carro clonado.

Uma família que viajava em dois carros para a cidade de Olímpia, interior do estado de São Paulo, acabou encontrando um carro com as placas clonadas de um dos veículos. Casos assim são raros, mas já ocorreu em outras ocasiões de motoristas se depararem com o clone de seus veículos. Entenda o caso.

A história é real, embora pareça cena de filme. Tudo ocorreu quando a família fez uma viagem a lazer para a cidade turística do interior paulista, Olímpia. Conforme o boletim de ocorrência, a esposa estava com a família no carro “verdadeiro” e seguia em direção ao parque aquático da cidade.

Seu esposo viajava atrás e assim que entrou na cidade, ele viu o veículo que acreditava ser o de sua esposa e acabou seguindo, sem perceber, o veículo clonado. Para ele, o veículo à frente era o da sua família, já que a placa e o modelo eram idênticos, e só se deu conta que se tratava de um carro clonado quando o mesmo parou em um posto de combustível para abastecer.

Nesse momento, ele percebeu que a placa, embora idêntica, tinha a tarjeta da cidade de Olímpia, além das rodas serem diferentes. Ao ter confirmação sobre o fato de se tratar de um veículo clonado, imediatamente ele acionou a Polícia Militar, sendo orientado a buscar ajuda na Central de Flagrantes de sua cidade de origem, Rio Preto. 

Após o ocorrido, esposo ficou aliviado ao chegar ao parque aquático e encontrar a sua família e veículo bem.  

Casos raros de motoristas encontrarem os clones de seus carros

Já ocorreram casos semelhantes em que os motoristas acabam encontrando, sem querer, os clones de seus veículos. Em 2017 uma mulher de encontrou um clone de seu carro ao estacionar na vaga de um banco. 

Em Taubaté, interior de São Paulo, outro caso chamou bastante a atenção da mídia e trata-se de um veículo clonado e que, por acaso, foi encontrado no estacionamento de um supermercado. A vítima estacionou o veículo original ao lado do clone idêntico, como cor, modelo e placa. 

Outro caso semelhante ocorreu em Aracaju, quando a vítima passava com o carro original pelo estacionamento da rodoviária e avistou o carro clonado. Imediatamente, em ambos os casos, os motoristas acionaram a polícia.

Os veículos clonados foram roubados tempos antes e passaram por perícias. 

Como evitar comprar um carro clonado?

Não existem muitas dicas para saber se o carro é clonado, porém, você pode tomar algumas atitudes para garantir a procedência do veículo. Primeiro, verifique o histórico do mesmo no ato da compra.

Para isso, compareça a um despachante ou vá direto ao Detran, pois se houver qualquer irregularidade nos registros ou documentação, você ficará sabendo. Outra maneira de se precaver é levar o veículo que está adquirindo para fazer um seguro auto. 

Isso porque as seguradoras possuem um rigoroso sistema de análise do bem para procurar qualquer irregularidade e evitar golpes no seguro auto. Assim, você saberá com certeza se o carro foi ou não clonado e evitará transtornos por comprar um veículo irregular.

Andreia Silveira, colaboradora do site SegurodeAutomovel.org.

Comentários