Maior eclipse total da Lua do século 21 ocorre nesta sexta.

Notícias do Momento - Aqui você fica bem informado!

A partir das 16h30 começa o eclipse lunar mais longo do século 21, que deve durar cerca de 1 hora e 43 minutos. Será possível acompanhar o fenômeno que, geralmente, ocorre duas vezes por ano, com um tempo de duração de 60 a 80 minutos, podendo durar até muito menos, em quase todo o planeta. 

Segundo a pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento,  a Lua vai atravessar bem no centro da sombra da Terra. E é por isso que vai demorar mais tempo até que ela volte a aparecer. Mas, no Brasil, essa fase do eclipse não será visível pelo período integral de 104 minutos. 

Toda a parte leste do Brasil vai ver a Lua nascer já durante o eclipse total. Dependendo do lugar, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Lua vai nascer 17h26, quando o céu ainda estará claro. Por volta de 18h13, fica mais visível e é quando começa o eclipse parcial - quando a Lua começa a sair da sombra da Terra - explicou a especialista.

O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. As informações são da "Agência Brasil".

Comentários

Você pode gostar