5 fatos chocantes que mudaram o conceito do e-commerce.

O e-commerce passou por várias mudanças ao longo dos anos, apesar de ser normal as mudanças podem pegar alguém de surpresa. De fato, existem fatos chocantes que mudaram o conceito do e-commerce ao longo da história.
5 fatos chocantes que mudaram o conceito do e-commerce
Talvez, você esteja pensando que não precisa saber sobre isso. Contudo, se você não continuar se atualizando e aprendendo sobre o mercado, isso pode ser ruim. As tecnologias mudam e o comércio eletrônico não é diferente. 

Portanto, você não pode deixar de acompanhar as mudanças. Então, leia este texto completamente e veja fatos incríveis sobre o comércio eletrônico.  

Veja o que você vai ver no texto:

* O começo do e-commerce
* O surgimento da Amazon
* A chegada das redes sociais
* O aumento dos aparelhos mobile
* A automação em marketing

O começo do e-commerce


Apesar de muita gente pensar que o e-commerce é algo novo, isso é um engado. De fato, o termo e-commerce não é novo, aliás, ele surgiu no ano de 1888. Certamente, um fato chocante que mudou o conceito do e-commerce mesmo antes da internet existir. 

Nos dias de hoje, o comércio eletrônico está voltado totalmente ao uso da internet, mas nem sempre foi assim. Primeiramente, a ideia do e-commerce era fazer vendas de relógios por telegrafo, isso foi implementado por uma empresa chamada Sears. 

As vendas eram realizadas por catálogo de produtos. Desta maneira, as vendas à distância começaram a ser realizadas no comércio. A história do e-commerce é longa e certamente é relevante, mas só com esses dados já dá para saber o quando esse comércio é importante.  

O surgimento da Amazon


Com o passar dos anos surgiu a gigante Amazon, mas a empresa não era tão gigante como nos dias de hoje. Certamente, levou um tempo para a Amazon dominar o mercado e principalmente as vendas online. 

A empresa só conseguiu obter lucro após oito anos de existência, ou seja, no ano de 2003. De fato, algumas empresas acabam tendo resultados parecidos atualmente. Contudo, a Amazon tem uma diferença, pois, ela continua inovando e mudando o conceito do comércio eletrônico. 

Quem compra na Amazon sabe que as vendas online são confiáveis atualmente. De fato, uma o crescimento de uma empresa no mercado de vendas online muda a história. Entretanto, outras empresas consolidadas também possuem papel importante no crescimento do comércio eletrônico.  

A chegada das redes sociais


Outro marco que mudou a maneira de enxergar o comércio eletrônico foi o surgimento das redes sociais. Começando com redes sociais que primeiramente era para interação, fazer amizades e se relacionar com pessoas diferentes. 

Ao passar os anos as redes sociais se tornaram boas fontes de atração de pessoas e fortalecimento de marcas. O Facebook que foi fundado no ano de 2004 logo se tornou a maior rede social do mundo. 
Implementando maneiras de trabalhar diretamente na rede social o comércio eletrônico foi fortalecido. Nos dias atuais, podemos ver centenas de milhares de pessoas vendendo produtos através de páginas e perfis em redes sociais como o Facebook e Instagram. 

Entretanto, quem diria que há alguns anos atrás isso poderia se verdade? Certamente, os tempos mudam e temos que acompanhar a evolução tecnológica. Outro fato interessante é que hoje é normal falar em vender nas redes sociais, para muita gente. 

O aumento dos aparelhos mobile


Outro fato que mudou o conceito do e-commerce foi o fato de que qualquer pessoa pode comprar com um celular. De fato, há uns anos atrás as pessoas não tinham confiança em fazer compras online. 

Entretanto, a internet não era tão segura como é nos dias de hoje. Sites e as lojas virtuais eram poucos, podíamos até listar nomes. Por várias razões as pessoas achavam que as compras online eram inseguras. 

Os smartphones surgiram no ano de 1992 com funções básicas. No entanto, não havia como imaginar tanto sucesso. Nos dias de hoje, os smartphones são usados para praticamente para “tudo”. De fato, é possível estudar, falar com pessoas de outros países com chamadas em vídeo. 

Entretanto, o fato de poder comprar qualquer produto e de qualquer lugar no Smartphone é incrível. Certamente, o aumento do uso do smartfone para acessar lojas online mudou o conceito do ecommerce por ser algo inimaginável anteriormente.

O e-commerce está aproveitando o fato de pessoas estarem aptas a fazer compras pelo celular. A maneiras de usar sites e lojas responsivas está cada vez mais moderna. Afinal, um conteúdo visto no computador é diferente da maneira como é apresentado em um smartphone, tablet ou laptop.  

A automação em marketing.


Algo que vem acontecendo e mudando o conceito do e-commerce é a automação de mercado. De fato, atualmente podemos vender de forma automática através das lojas virtuais, é claro que não podemos ignorar o atendimento, mas podemos vender automaticamente. 

Com campanhas de produção de conteúdo, uso de palavras-chave, otimização em Search Engine Optimization (SEO), tudo ficou incrível. O que falar do uso de e-mail marketing para disparar um único e-mail para centenas de pessoas? 

Certamente, algo que mudou o comércio eletrônico para melhor é o avanço da tecnologia. Na atualidade até o atendimento eletrônico é realizado, com a ajuda de robôs podemos deixar mensagens automáticas e ajudar o cliente a efetuar compras no site.

Os famosos chatboots são uma tendência de melhoria para o comércio eletrônico e estão “reinventando a roda”. Certamente, as mudanças são para melhor, assim, o comércio eletrônico possui várias vantagens e conceitos. 

Podemos classificar o comércio como sendo o modelo de vendas online mais relevante da modernidade. De fato, as lojas online ou lojas virtuais movimentam a economia mundial de forma surpreendente.  

A nova geração está perdendo a paciência ao ficar em lojas físicas enfrentando filas. Os modelos de pagamentos automáticos através de cartões de crédito e o uso de aplicativos bancários facilita a agilidade das compras. Tudo isso de maneira segura, testada e garantida. 

Não deixe de apostar no crescimento do e-commerce, certamente, esse comércio eletrônico ainda vai mudar muito. Portanto, você pode aproveitar para começar a investir o mais rápido possível. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe o artigo nas redes sociais. 

Comentários