Pular para o conteúdo principal

Como o código de barras melhorou a logística de mercadorias?

Desde a criação do código de barras, muitos processos empresariais e industriais foram otimizados. Isso porque eles são fundamentais para a organização de materiais, de modo a classifica-los em uma ordem pré-estabelecida.

Como o código de barras melhorou a logística de mercadorias?
Sendo assim, os códigos de barras podem ser considerados um dos maiores aliados das empresas, já que facilitam o trabalho de todos, desde as funções administrativas, até a parte logística de distribuição de alimentos. Aliás, podemos considerar que, para os transportes, eles são ainda mais importantes.

Preparamos esse artigo para te ajudar a compreender como os processos logísticos podem ser otimizados a partir do uso do código de barras. Você vai descobrir quais os benefícios do seu uso, bem como a relação direta que existe entre a logística e esse código.

Acompanhe a leitura!


O que é o código de barras?


Podemos definir o código de barras como uma representação física de uma sequência numérica. Essa sequência, por sua vez, identifica determinado item ou produto, dentro de uma listagem. 

Visualizando o código de barras, ele é composto por barras e números que representam, efetivamente, a mesma composição numérica. As duas formas são impressas nas etiquetas, para facilitar a leitura deste código.

A combinação de números é única e, por isso, pode ser usada como método de identificação. O uso dos códigos de barras facilitou os processos das empresas, de modo a torna-la mais ágil. 

No entanto, é necessário que elas se adaptem ao uso dos códigos, através de leitoras que fazem a tradução da sequência de números para um nome com informações, em específico.

Os leitores de códigos de barra possuem a função de capturar a sequência de barras verticais, decodificar os números que são representados por elas e traduzir essa informação, determinando a qual produto aquele código se refere. 

Os códigos de barras surgiram, inicialmente, com o intuito de facilitar o controle de estoque dos mercados, que conseguiam identificar quais os produtos que haviam sido vendidos no dia e, consequentemente, determinar a reposição dos mesmos. 

No entanto, sua função se mostrou para outros segmentos, que aderiram ao método de identificação sistematizada dos códigos de barras.


O que é o EAN-13?


O código de barras é uma ferramenta mundial de organização e identificação de produtos. Por isso, podemos afirmar que outros países também se utilizam desse método. 

No entanto, há variações do modelo de acordo com o local onde é utilizado, o que pode gerar conflito de informações.

De modo a corrigir esse problema e parametrizar as informações dos itens codificados, criou-se um padrão de código de barras, que é chamado de EAN-13. Esse código é composto por 13 números e é aceito em todos os países do mundo. 

O EAN é o modelo de código de barras 1 D mais utilizado pelos fabricantes. No entanto, vale reforçar que não é o único que existe. 

Além dos outros métodos dimensionais de identificação de produtos, está se popularizando o modelo bidimensional, ou 2 D, que é o QR Code. Aqui no Brasil ele ainda não está sendo amplamente utilizado, sendo o EAN o mais aplicado pelas indústrias.

Quais os benefícios do uso do código de barras?


Conforme já dissemos, o benefício mais conhecido para o uso do código de barras é compilar informações sobre determinado item, de modo que a sequência numérica, quando traduzida, mostra quais os dados são referentes àquele produto.

No entanto, há muitos outros benefícios no uso do código de barras, que comprovam que o seu uso é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Veja quais são eles.

* Captação mais rápida de dados sobre determinado produto;

* Aumento da velocidade nos processos empresariais (indo desde a alocação, até o envio de produtos);

* Redução de custos e ganho de renda extra, já que a automatização diminui o risco de erros e elimina parte da mão de obra;

* Melhoria no processo de vendas, já que você pode integrar o estoque às plataformas de pedido, evitando o risco de vender algo que não possui mais nos armazéns;

* Padronização do código do seu produto. Com o uso do EAN-13 é permitido que o item seja comercializado até fora do país.

* Segurança e melhor organização dos itens estocados;

* Controle do estoque, bem como organização de itens perecíveis;

* Otimizar os processos logísticos, gerando maior rapidez no envio de mercadorias;

* Maior satisfação dos clientes, pois a otimização logística resulta em entregas mais rápidas, o que agrada o consumidor final.

A relação entre o código de barras e a logística


Especificamente para a logística, o código de barras pode representar um benefício que se converte em eficiência. 

Isso porque os dados guardados pelo código podem designar, além de informações básicas sobre o produto, sua localização dentro do armazém, a quantidade e posição que detém no estoque, a variação da validade, entre outros.
Como o código de barras melhorou a logística de mercadorias
Sendo assim, os processos logísticos se tornam mais rápidos e inteligentes. Para exemplificar melhor, vamos imaginar um cenário hipotético. 

Pense em um armazém enorme, que possui mais de um milhão de produtos guardados. A empresa precisa montar uma carga específica de detergentes neutros. 

Antes do uso dos códigos de barra, o único meio de localizar esse produto dentro do armazém seria conferindo as prateleiras. Claro que, a fim de facilitar os processos, era recorrente que se fizesse uma espécie de planta do local, com a definição dos produtos por área. 

No entanto, não era possível identificar a quantidade e, a cada vez que um produto era vendido ou mudado de posição, essa planta precisava ser modificada.

Com o uso dos códigos de barra, esse processo ficou mais simples e, consequentemente, mais rápido. Incluindo a sequência numérica no sistema, é possível encontrar a localização exata do produto dentro do armazém, bem como a quantidade.

Esse é um cenário que criamos apenas à mérito de explicação, mas é a realidade das empresas atualmente. O uso dos códigos de barra otimiza o sistema logístico, o que permite que as cargas sejam montadas com muito mais rapidez para o envio ao consumidor, além de também facilitar a gestão do estoque como um todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo Som de trombetas no céu de Israel é real?

O mundo tem sofrido muitas mudanças. Por conta destas mudanças, muitos acreditam que a segunda vinda de Jesus Cristo está bem próxima. Será que já estamos vivendo o Apocalipse bíblico? Bom! De tudo que já ouvi até hoje, apenas uma coisa é certa. A morte chegará em algum momento para cada um de nós, e não poderemos fazer nada. Ela poderia ser o fim, mas para quem crê, a morte é um novo começo ao lado de Deus.

Fim do mistério! Vídeo Som de trombetas vindo do céu em Jerusalém.

Recentemente fiz um post, que você pode ler na íntegra neste (link) comentando uma notícia falsa de que a Nasa tinha confirmado uma catástrofe no Brasil. Agora vou falar sobre um vídeo, intitulado: "Som de trombetas no céu de Israel", que foi publicado no Youtube no inicio do mês de outubro e já tem mais de 150 mil visualizações.

Lei sobre ‘chip da besta’ desrespeita à Constituição, diz PGL.

Cientista choca ateus ao confirmar que a oração tem o poder de curar doenças?

Papa Francisco vai visitar Congregação…

Você está no Cadastro Único do Governo Federal.

Os últimos dias têm sido difíceis para milhões de brasileiros devido a pandemia de coronavírus, que assola o mundo. Vivemos momentos de incerteza e diferente daqueles que tem condições de receber um tratamento adequado em caso de contaminação e até uma possível complicação do quadro desencadeado pela Covid-19, que pode ser fatal, sabemos que o sistema de saúde pública não terá condições de suportar uma demanda alta. E é por isso que somos obrigados a ficar em casa de quarentena.  Mas, além da Covid-19, temos outro problema. Como se manter durante a quarentena? Então! Eis que uma pequena luz se acende. Só que, ao que parece, esse auxílio ainda não chegou a milhões de famílias. Pais de família e donas de casa, trabalhadores informais e desempregados que todos os dias acessam o sistema e se deparam com uma mensagem que avisando: Você está no Cadastro Único do Governo Federal.As condições para recebimento do Auxílio Emergencial serão avaliados com os seus dados do Cadastro Único. Lembram…

Casal da Cedae chega de Kombi pede amostra de água e assalta residência [é boato].

Assunto: Boatos que circulam pela internet Homem e mulher disfarçados com uniforme da Cedae realizam assaltos à residências. Casal usando uniforme da Cedae assaltam residências. Olá pessoal. Está circulando pelo Facebook e também pelo WhatsApp um texto alertando que um casal usando o uniforme da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) estaria realizando assaltos à residências. 
Segundo o texto, eles chegam de Kombi e dizem que vão fazer coleta de água para análise."Se chegar uma kombi na porta da sua casa com um homem e uma mulher com uma pasta dizendo que é da cedae que veio tirar amostra da água, não atenda que é assalto são bandidos espalhe pra todo mundo da vizinhança". É fato que, recentemente, foi constatado pelas autoridades que ocorreu um aumento deste crime. Por exemplo, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o roubo à residência aumentou 97,36% do primeiro semestre do ano passado para este. De janeiro a julho de 2017, foram registrados 75 casos. …