Hashtag "Ditadura Nunca Mais" chega aos Trending Topics do Twitter.

Ola pessoal, mais um vídeo com informações sobre o que está em destaque na mídia e também nas redes sociais. O dia começa a hashtag DitaduraNuncaMais nos TTs do Twitter. Isso ocorre porque o presidente Jair Bolsonaro instruiu o Ministério da Defesa a fazer as 'comemorações devidas' pelo aniversário do golpe que deu início à ditadura no país, em 31 de março de 1964. O período militar no Brasil teve inicio com a deposição de João Goulart. Depois, o Congresso Nacional foi fechado, mandatos foram cassados, pessoas sofreram tortura e a imprensa foi censurada. 

Entretanto, há outra visão. Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, que é general do Exército, o presidente Bolsonaro não vê a data como golpe. “Ele considera que a sociedade reunida e percebendo o perigo que o país estava vivenciando naquele momento, juntou-se civis e militares e nós conseguimos recuperar e recolocar o nosso país num rumo que salvo melhor juízo, se tudo isso não tivesse ocorrido, hoje nós estaríamos tendo algum tipo de governo aqui que não seria bom para ninguém.”

Embora, para muitos cidadãos, estimular a comemoração do golpe de 64 tem sido visto como desrespeito ao sentimento de milhões de brasileiros, que sentem vergonha desse passado de tortura, supressão de direitos e morte.

Por orientação da então presidente Dilma Rousseff, em 2011, a Aeronáutica, o Exército e a Marinha tinham suspendido qualquer atividade para lembrar a data. Mas, pelo que se vê, as coisas mudaram. 

O golpe que deu início a ditadura militar no Brasil completará 55 anos no próximo dia 31.

Obrigado pela audiência.

Comentários