Tendência do governo é vetar franquia de bagagem; Polícia faz operação contra milícia no RJ + Notícias.

Ola, ouvinte. Hoje é sexta-feira, dia 31 de maio.
A partir de agora, vamos juntos com mais uma edição do Jornal Notícias do Momento.  
Aqui você fica bem informado.

Bolsonaro: tendência do governo é vetar franquia de bagagem 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (30), durante transmissão semanal ao vivo em sua página no Facebook, que a sua tendência é vetar o dispositivo que determinou a gratuidade no despacho de bagagens aéreas em voos operados dentro do país. A volta da franquia de bagagem foi aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, na análise da Medida Provisória (MP) 863/2018, que permite 100% de participação de capital estrangeiro em empresas aéreas que atuam no Brasil. 
O texto agora precisa ser sancionado pelo presidente da República para entrar em vigor. O prazo para a sanção vai até o dia 17 de junho.

O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) pediu nesta sexta-feira, pelas redes sociais, para o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não vetar a gratuidade de bagagens em voos doméstico e 'deixar o povo viajar'. "Isso é o que eu não entendo vai contra a população. Deixa o povo viajar com sua bagagem, Jair Bolsonaro", escreveu Frota.

Fachin nega pedido de suspeição de Lula contra Moro 

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido de suspeição movido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra o ex-juiz federal Sergio Moro, atual ministro da Justiça e da Segurança Pública.
O pedido de Lula se deu no âmbito da ação penal em que Moro o condenou no caso triplex, a 9 anos e 6 meses de prisão.

Eduardo Cunha é transferido para o Rio de Janeiro 

O ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha deixou o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (31), para ser transferido para o Rio de Janeiro, onde continua cumprindo a pena de 14 anos e seis meses de prisão à qual foi condenado na Operação Lava Jato.
Ele deixou o presídio paranaense às 8h desta sexta-feira. De acordo com a Polícia Federal (PF), Cunha ficará detido no Presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8. (Fonte: G1)

Adélio Bispo diz que entrega de riquezas ao FMI motivou atentado contra Bolsonaro

Em avaliação psiquiátrica, Adélio Bispo, autor do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral do ano passado, em Juiz de Fora (MG), afirmou que cometeu o atentado porque o então candidato teria “uma conspiração da maçonaria para tomar o poder e entregar as riquezas do país ao FMI, aos maçons e à máfia italiana”.
Para Adélio, se eleito, Bolsonaro mataria “os pobres, pretos, índios, quilombolas, homossexuais, só ficando os ricos maçons dominando as riquezas do Brasil”.

Ele está preso em Campo Grande (MS). Adélio Bispo também pediu a transferência para Montes Claros, Região Norte de Minas, em carta à direção do presídio, “em razão daquele prédio ter sido construído com características da arquitetura maçônica, além do local estar impregnado de energia satânica”. As informações são do portal UOL

Supremo nega habeas corpus para casal Nardoni

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou esta semana um pedido de habeas corpus para redução de pena de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte de Isabella Nardoni, em 2008 -a menina foi atirada de um apartamento na região de Santana. 
Segundo o STF, o 2º Tribunal do Júri de Santana aplicou a pena de 31 anos de reclusão para Nardoni, pai da menina, e de 26 anos e 8 meses para a madrasta. O STF entende que "o habeas corpus não pode ser utilizado como sucedâneo de revisão criminal, salvo em caso de ilegalidade ou abuso pelo tribunal superior, o que não se verificou".

Trump anuncia tarifas contra México por imigração ilegal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira a adoção de tarifas progressivas contra o México, a partir de 10 de junho, até que o país vizinho detenha o fluxo de imigrantes ilegais que entram nos Estados Unidos pela fronteira sul. Os dois países compartilham 3.200 km de uma fronteira pela qual passam numerosos imigrantes ilegais, armas e drogas.
A Casa Branca explicou que as tarifas subirão para 10% em 1º de julho, com altas mensais de 5% até atingir 25% no dia 1º de outubro. O México tem os Estados Unidos como seu principal parceiro comercial, ao qual destina mais de 80% de suas exportações. O presidente mexicano enviou uma carta a Trump garantindo que não quer "confronto" e que enviará uma delegação aos EUA. (Fonte: AFP).

Atriz Elizabeth Savala vai passar por cirurgia no quadril 
Após o fim de “O sétimo guardião”, Elizabeth Savala terá dois meses de férias e passará por uma cirurgia no quadril. A atriz vai precisar passar pelo procedimento porque teve um acidente com uma vaca durante as gravações da novela “Êta mundo bom!”, em 2016. "É uma bobagem, uma coisa rápida. Agora eu me dei dois meses para eu ir para recauchutagem”, conta Savala. Com informações do jornal Extra.

A rã que pode ser usada como teste de gravidez 

A rã-de-unhas-africana teve uma vida tranquila nas águas da África por milhões de anos. Até que, nos anos 1930, um cientista britânico decidiu injetar urina nela. Ele costumava injetar várias substâncias em animais, principalmente hormônios, para ver como eles reagiam. 
Após um desses experimentos, o cientista descobriu acidentalmente que a injeção de hormônios da gravidez nesses animais os estimulava a botar ovos. O teste da rã deu visibilidade à gravidez. As rãs só ficaram em paz quando os primeiros exames caseiros começaram a ser desenvolvidos, nos anos 1970.

Datena é condenado a pagar R$ 60 mil a acusado de estupro

José Luiz Datena e a Band foram condenados pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a pagar uma indenização de R$ 60 mil por danos morais a um homem que foi acusado, no "Brasil Urgente", de ter cometido estupro. De acordo com o "Uol", a decisão saiu no dia 14 de maio e rejeitou os embargos que questionavam a indenização e acusavam o Tribunal de Justiça de São Paulo de omissão. Ainda cabe recurso. 
Segundo o documento, Marco Aurélio de Paula teve o nome e a imagem divulgados "atribuindo-lhe culpa pelo crime de estupro". Após a abertura de inquérito policial, a polícia chegou a conclusão que ele era inocente.

Polícia faz operação contra milícia no Rio de Janeiro

Policiais da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro fazem hoje (31) uma operação para prender suspeitos de integrar uma das principais milícias do estado. Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso, que seria comandado por Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica, atua nas comunidades de Curicica, Terreirão, Boiúna, Santa Maria, Lote 1000, Jordão e Teixeiras, na zona oeste.
A operação é resultado de investigações que começaram com a apuração dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março do ano passado. 

River Plate é campeão da Recopa Sul-Americana 

O River Plate conquistou na noite desta quinta-feira sua terceira Recopa sul-americana ao derrotar o Atlético Paranaense por 3 a 0, em Buenos Aires, revertendo a derrota por 1 a 0 sofrida em Curitiba no jogo de ida.
O River havia chegado à Recopa como campeão da Libertadores e o Athletico venceu a Copa Sul-Americana. O Furacão volta agora sua atenção para o Brasileirão. O time recebe o Fluminense neste domingo, na Arena da Baixada, para a sexta rodada. A partida está prevista para as 16 horas.

Com esta notícia, a gente encerra está edição. Obrigado pela audiência.

Comentários