Concursos públicos serão suspensos, afirma Paulo Guedes.

Ola ouvinte, boa noite. A notícia que acabou de chegar não é nada favorável para quem se prepara para disputar uma concorrida vaga em um concurso público federal. É que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo optará por não realizar concursos nos próximos anos. Entretanto, o ministro não disse por quanto tempo os processos seletivos ficarão suspensos.

De acordo com Guedes, isso deve ocorrer por causa do inchaço da máquina pública. O ministro afirmou que os governos anteriores contrataram servidores públicos em excesso e concederam reajustes salariais ferozmente. "Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Não precisa demitir. Basta desacelerar as entradas", disse o ministro.
O ministro da Economia afirmou que o governo investirá na digitalização de processos e na redução da burocracia para tornar os serviços públicos mais eficientes. Como o processo de abertura de empresas no país, que foi simplificado. Guedes disse que essa metodologia será ampliada para outros serviços,  no entanto, o ministro não deu mais detalhes sobre quais serviços serão alterados.

Sabe-se que, pelo projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 enviado pelo Governo  ao Congresso Nacional,  não há previsão de realização de concurso público. Cabendo ressaltar que o projeto da LDO pode ser alterado pelo Legislativo e deve ser votado até 17 de julho, ou os parlamentares não poderão entrar em recesso. A etapa final é a sanção presidencial.

Ao dizer que "acabou o empreguismo", Guedes deixou claro que o governo estava cortando concursos e reduzindo drasticamente o número de funcionários. Com informações do portal UOL.

Obrigado pela audiência.

Comentários

Eu apoio Notícias do Momento

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.