Concursos públicos serão suspensos, afirma Paulo Guedes.

Ola ouvinte, boa noite. A notícia que acabou de chegar não é nada favorável para quem se prepara para disputar uma concorrida vaga em um concurso público federal. É que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo optará por não realizar concursos nos próximos anos. Entretanto, o ministro não disse por quanto tempo os processos seletivos ficarão suspensos.

De acordo com Guedes, isso deve ocorrer por causa do inchaço da máquina pública. O ministro afirmou que os governos anteriores contrataram servidores públicos em excesso e concederam reajustes salariais ferozmente. "Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Não precisa demitir. Basta desacelerar as entradas", disse o ministro.
O ministro da Economia afirmou que o governo investirá na digitalização de processos e na redução da burocracia para tornar os serviços públicos mais eficientes. Como o processo de abertura de empresas no país, que foi simplificado. Guedes disse que essa metodologia será ampliada para outros serviços,  no entanto, o ministro não deu mais detalhes sobre quais serviços serão alterados.

Sabe-se que, pelo projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 enviado pelo Governo  ao Congresso Nacional,  não há previsão de realização de concurso público. Cabendo ressaltar que o projeto da LDO pode ser alterado pelo Legislativo e deve ser votado até 17 de julho, ou os parlamentares não poderão entrar em recesso. A etapa final é a sanção presidencial.

Ao dizer que "acabou o empreguismo", Guedes deixou claro que o governo estava cortando concursos e reduzindo drasticamente o número de funcionários. Com informações do portal UOL.

Obrigado pela audiência.

Comentários