Rejeitada na Europa, carne de frango contaminada com salmonela volta ao Brasil, onde é revendida.

Oi pessoal. A notícia do momento deixou muita gente com a pulga atrás orelha. Isso porque envolve a carne de frango, uma da mais consumidas no Brasil. Depois de ser rejeitada pelo Reino Unido, devido contaminação pela bactéria salmonela, a carne de frango retorna e é revendida no mercado nacional. A informação foi divulgada pela ONG Repórter Brasil, após uma investigação em parceria com um jornal e uma organização sem fins lucrativos criada por jornalistas do Reino Unido. 

Segundo a reportagem, entre abril de 2017 e novembro de 2018, cerca de 1 milhão de aves congeladas (ou 1.400 toneladas) foram vetadas nos portos do Reino Unido por não atenderem aos padrões sanitários europeus, mas, se não serve para os europeus, serve para os brasileiros, pois esta carne volta ao Brasil, é processada e chega às prateleiras dos supermercados.

O retorno ao Brasil de parte dos contêineres com produtos contaminados foi comprovado por documentos internos obtidos junto à agência britânica de padrões alimentares. 

Ouça a reportagem completa no vídeo abaixo:

Associações de consumidores, no entanto, criticam o retorno dos lotes contaminados ao Brasil. "Esse tipo de prática é um grande desrespeito aos consumidores brasileiros, que são expostos no mercado a produtos de pior qualidade por conta do menor nível de exigência sanitária no país. Isso pode trazer consequências negativas à saúde da população", afirma a nutricionista Ana Paula Bortoletto, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Via Repórter Brasil.

Obrigado pela audiência.

Comentários