Noruega congela repasses para o Fundo Amazônia.

NOTÍCIA - A Noruega também resolveu suspender repasses ao Fundo Amazônia. Assim como a  Alemanha, que já congelou novas doações. 
Isso ocorre depois que Bolsonaro deixou bem claro que o país não precisa do dinheiro de países estrangeiros para proteger a floresta. Para o presidente, esses países querem comprar a Amazônia à prestação. 

Fato é que a declaração de Bolsonaro  e as estimativas realizadas por pesquisadores do INPE mostrando que, no atual governo, o desmatamento na região pode subir foram cruciais para Noruega e Alemanha decidirem pela suspensão do repasse. 

A decisão do governo norueguês foi tomada depois que o ministério do Meio Ambiente decidiu reformular a gestão do fundo e extinguir o Comitê Orientador do Fundo Amazônia, criado com o objetivo de estabelecer os critérios para aplicação dos recursos na região amazônica. O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega considerou a decisão da gestão Bolsonaro uma quebra do acordo entre os países.

Ao ser questionado sobre a decisão dos noruegueses, Bolsonaro respondeu com outros questionamentos:  Noruega não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não? Que explora petróleo também lá? - Por fim, o presidente afirma que a Noruega não tem nada a oferecer de exemplo para os brasileiros. Bolsonaro disse ainda para Noruega pegar a grana e ajudar a reflorestar a Alemanha. 

A Noruega é o principal doador do fundo seguida pela Alemanha. Com informações do UOL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.