Noruega congela repasses para o Fundo Amazônia.

NOTÍCIA - A Noruega também resolveu suspender repasses ao Fundo Amazônia. Assim como a  Alemanha, que já congelou novas doações. 
Isso ocorre depois que Bolsonaro deixou bem claro que o país não precisa do dinheiro de países estrangeiros para proteger a floresta. Para o presidente, esses países querem comprar a Amazônia à prestação. 

Fato é que a declaração de Bolsonaro  e as estimativas realizadas por pesquisadores do INPE mostrando que, no atual governo, o desmatamento na região pode subir foram cruciais para Noruega e Alemanha decidirem pela suspensão do repasse. 

A decisão do governo norueguês foi tomada depois que o ministério do Meio Ambiente decidiu reformular a gestão do fundo e extinguir o Comitê Orientador do Fundo Amazônia, criado com o objetivo de estabelecer os critérios para aplicação dos recursos na região amazônica. O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega considerou a decisão da gestão Bolsonaro uma quebra do acordo entre os países.

Ao ser questionado sobre a decisão dos noruegueses, Bolsonaro respondeu com outros questionamentos:  Noruega não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não? Que explora petróleo também lá? - Por fim, o presidente afirma que a Noruega não tem nada a oferecer de exemplo para os brasileiros. Bolsonaro disse ainda para Noruega pegar a grana e ajudar a reflorestar a Alemanha. 

A Noruega é o principal doador do fundo seguida pela Alemanha. Com informações do UOL.

Comentários