Pular para o conteúdo principal

4 pratos com bacalhau que não podem faltar no seu final de ano.

4 pratos com bacalhau que não podem faltar no seu final de ano
Confira diferentes receitas de bacalhau para surpreender os seus convidados nas festas de fim de ano.

O bacalhau é uma carne branca de origem antiga que possui baixo teor calórico. Em Portugal, é um peixe muito popular, cozinhado de inúmeras maneiras que também fazem parte da gastronomia brasileira.

Alguns exemplos de pratos deliciosos que utilizam esse peixe são: bacalhau à portuguesa, bacalhau assado, bolinhos de bacalhau, bacalhoada, bacalhau com natas, entre outros. 

4 receitas com bacalhau para as festas de fim de ano

Selecionamos, na lista abaixo, diferentes acompanhamentos e modos de preparo para servir esse peixe, que possui um sabor bem marcante, nas festas de fim de ano.
Bacalhau ao Zé do Pipo

Rendimento: 6 porções;
Tempo de preparo: 1h30,
Dificuldade: média.

Ingredientes:

1 kg de bacalhau;
1,5 kg de batata;
2 l de leite;
2 cebolas;
4 dentes de alho;
1 punhado de azeitonas pretas;
1/4 de xícara de azeite de oliva;
1 ovo batido — para pincelar;
1 folha de louro;
Pimenta-do-reino,
Sal.

Modo de preparo:

Comece cozinhando o bacalhau no leite de 10 a 15 minutos, ou até as lascas do peixe começarem a se separar. Após isso, remova as espinhas e a pele do bacalhau, e o desfie. Reserve o leite que utilizou para cozinhá-lo.

Em seguida, descasque as batatas e as corte em pedaços. As cozinhe em uma panela com água e uma pitada de sal, até que elas fiquem macias para fazer o purê.

Durante o cozimento das batatas, soque os alhos e corte as rodelas de cebola. Refogue-os em uma panela ou frigideira em fogo médio-baixo, juntamente ao louro, até que dourem.

Após o cozimento das batatas, as escorra, adicione o leite e amasse-as até que o purê fique liso. Coloque a pimenta moída e o sal a gosto.

Para a montagem, espalhe o bacalhau em um refratário, despeje o refogado e o azeite por cima e cubra tudo com o purê de batatas. 

Para finalizar, pincele com o ovo batido, coloque as azeitonas para decorar e coloque no forno já pré-aquecido a 200ºC durante 15 minutos, até que fique dourado.

Bacalhau com natas

Rendimento: 4 porções;
Tempo de preparo: 45min,
Dificuldade: média.

Ingredientes:

3 postas de bacalhau demolhado;
1 pacote de batata palha;
600 ml de leite;
2 cebolas;
1 pacote de creme de leite — natas;
3 colheres de sopa de azeite;
1 pitada de sal;
1 pitada de pimenta-do-reino;
1 mão cheia de queijo mussarela ralado,
1 punhado de farinha de rosca.

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau numa panela com leite em fogo médio até que as lascas comecem a se separar. Depois disso, reserve o bacalhau em uma travessa para que ele esfrie. Quando esfriar, retire as espinhas e a pele. Coa o leite e o reserve.

Em uma frigideira grande ou panela, refogue as rodelas de cebola no azeite. Quando elas ficarem transparentes, coloque o bacalhau e um pouco do leite que você reservou. Refogue tudo e, quando engrossar, apague o fogo.

Após isso, insira a batata palha e o creme de leite (natas), e tempere com pimenta e sal. Misture tudo e, caso ache que ficou com pouco molho, acrescente mais leite.

Por fim, despeje essa mistura em um refratário, coloque bastante queijo ralado e farinha de rosca por cima, e asse em forno pré-aquecido a 200ºC, de 10 a 15 minutos.

Bacalhau a lagareiro

Rendimento: 4 porções;
Tempo de preparo: 45min,
Dificuldade: baixa.

Ingredientes:

1 kg de lombo de bacalhau;
20 tomates-cereja;
20 batatas-bolinha;
Azeite de oliva;
Salsinha,
Sal grosso. 

Modo de preparo:

Lave as batatas e as coloque, com a casca, em um refratário. As tempere com um fio de azeite e sal grosso a gosto. Depois disso, cubra o refratário com papel-alumínio e leve ao forno de 180ºC durante 35 minutos.

Coloque os lombos de bacalhau para grelhar durante cerca de 7 minutos (cada lado) em uma frigideira. Após esse tempo, tire-os do fogo e os reserve.

Quando as batatas ficarem prontas, remova o sal e dê uma batida em cada uma. Após isso, as refogue junto à salsinha e ao tomate. Despeje o refogado em uma travessa, coloque o bacalhau e regue com azeite.

Bacalhoada

Rendimento: 6 porções;
Tempo de preparo: 1h30,
Dificuldade: média.

Ingredientes:

1 kg de bacalhau;
600 g de batata;
3 tomates pelados;
1 cebola;
3 dentes de alho;
1 pimentão vermelho;
1 pimentão verde;
3 ovos;
100 g de azeitona preta;
200 ml de azeite de oliva;
Cheiro-verde;
Pimenta-do-reino,
Sal.

Modo de preparo:

Descasque as batatas, corte-as em rodelas e as cozinhe em uma panela grande, juntamente aos ovos, ao bacalhau e, obviamente, à água e ao sal.

Quando a água ferver, marque 10 minutos, e, após o fim desse tempo, apague o fogo e escorra a água. A ideia é que as batatas fiquem macias, mas não a ponto de desmanchar. Além disso, esse tempo é suficiente para o cozimento dos ovos e do bacalhau.

Feito isso, prepare os legumes da receita. Corte o tomate em pedaços, os pimentões em tiras, e os alhos e as cebolas em rodelas. Ponha-os em uma tigela juntamente ao cheiro-verde e ao bacalhau.

Despeje 1/4 do azeite em uma travessa retangular de vidro e coloque metade da mistura da tigela. A cubra com metade da quantidade de batatas, e as sobreponha com o que restou da mistura da tigela. Por fim, coloque por cima o que restou das batatas.

Adicione pimenta-do-reino, ovos cortados em rodelas e azeitonas por cima. Despeje bastante azeite e leve ao forno, coberto com papel-alumínio, a 180ºC pelo período 40 minutos. Depois, tire o papel-alumínio e deixe assando por mais 15 minutos, para dourar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo Som de trombetas no céu de Israel é real?

O mundo tem sofrido muitas mudanças. Por conta destas mudanças, muitos acreditam que a segunda vinda de Jesus Cristo está bem próxima. Será que já estamos vivendo o Apocalipse bíblico? Bom! De tudo que já ouvi até hoje, apenas uma coisa é certa. A morte chegará em algum momento para cada um de nós, e não poderemos fazer nada. Ela poderia ser o fim, mas para quem crê, a morte é um novo começo ao lado de Deus.

Fim do mistério! Vídeo Som de trombetas vindo do céu em Jerusalém.

Recentemente fiz um post, que você pode ler na íntegra neste (link) comentando uma notícia falsa de que a Nasa tinha confirmado uma catástrofe no Brasil. Agora vou falar sobre um vídeo, intitulado: "Som de trombetas no céu de Israel", que foi publicado no Youtube no inicio do mês de outubro e já tem mais de 150 mil visualizações.

Lei sobre ‘chip da besta’ desrespeita à Constituição, diz PGL.

Cientista choca ateus ao confirmar que a oração tem o poder de curar doenças?

Papa Francisco vai visitar Congregação…

Você está no Cadastro Único do Governo Federal.

Os últimos dias têm sido difíceis para milhões de brasileiros devido a pandemia de coronavírus, que assola o mundo. Vivemos momentos de incerteza e diferente daqueles que tem condições de receber um tratamento adequado em caso de contaminação e até uma possível complicação do quadro desencadeado pela Covid-19, que pode ser fatal, sabemos que o sistema de saúde pública não terá condições de suportar uma demanda alta. E é por isso que somos obrigados a ficar em casa de quarentena.  Mas, além da Covid-19, temos outro problema. Como se manter durante a quarentena? Então! Eis que uma pequena luz se acende. Só que, ao que parece, esse auxílio ainda não chegou a milhões de famílias. Pais de família e donas de casa, trabalhadores informais e desempregados que todos os dias acessam o sistema e se deparam com uma mensagem que avisando: Você está no Cadastro Único do Governo Federal.As condições para recebimento do Auxílio Emergencial serão avaliados com os seus dados do Cadastro Único. Lembram…

Casal da Cedae chega de Kombi pede amostra de água e assalta residência [é boato].

Assunto: Boatos que circulam pela internet Homem e mulher disfarçados com uniforme da Cedae realizam assaltos à residências. Casal usando uniforme da Cedae assaltam residências. Olá pessoal. Está circulando pelo Facebook e também pelo WhatsApp um texto alertando que um casal usando o uniforme da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) estaria realizando assaltos à residências. 
Segundo o texto, eles chegam de Kombi e dizem que vão fazer coleta de água para análise."Se chegar uma kombi na porta da sua casa com um homem e uma mulher com uma pasta dizendo que é da cedae que veio tirar amostra da água, não atenda que é assalto são bandidos espalhe pra todo mundo da vizinhança". É fato que, recentemente, foi constatado pelas autoridades que ocorreu um aumento deste crime. Por exemplo, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o roubo à residência aumentou 97,36% do primeiro semestre do ano passado para este. De janeiro a julho de 2017, foram registrados 75 casos. …