4 pratos com bacalhau que não podem faltar no seu final de ano.

4 pratos com bacalhau que não podem faltar no seu final de ano
Confira diferentes receitas de bacalhau para surpreender os seus convidados nas festas de fim de ano.

O bacalhau é uma carne branca de origem antiga que possui baixo teor calórico. Em Portugal, é um peixe muito popular, cozinhado de inúmeras maneiras que também fazem parte da gastronomia brasileira.

Alguns exemplos de pratos deliciosos que utilizam esse peixe são: bacalhau à portuguesa, bacalhau assado, bolinhos de bacalhau, bacalhoada, bacalhau com natas, entre outros. 

4 receitas com bacalhau para as festas de fim de ano

Selecionamos, na lista abaixo, diferentes acompanhamentos e modos de preparo para servir esse peixe, que possui um sabor bem marcante, nas festas de fim de ano.
Bacalhau ao Zé do Pipo

Rendimento: 6 porções;
Tempo de preparo: 1h30,
Dificuldade: média.

Ingredientes:

1 kg de bacalhau;
1,5 kg de batata;
2 l de leite;
2 cebolas;
4 dentes de alho;
1 punhado de azeitonas pretas;
1/4 de xícara de azeite de oliva;
1 ovo batido — para pincelar;
1 folha de louro;
Pimenta-do-reino,
Sal.

Modo de preparo:

Comece cozinhando o bacalhau no leite de 10 a 15 minutos, ou até as lascas do peixe começarem a se separar. Após isso, remova as espinhas e a pele do bacalhau, e o desfie. Reserve o leite que utilizou para cozinhá-lo.

Em seguida, descasque as batatas e as corte em pedaços. As cozinhe em uma panela com água e uma pitada de sal, até que elas fiquem macias para fazer o purê.

Durante o cozimento das batatas, soque os alhos e corte as rodelas de cebola. Refogue-os em uma panela ou frigideira em fogo médio-baixo, juntamente ao louro, até que dourem.

Após o cozimento das batatas, as escorra, adicione o leite e amasse-as até que o purê fique liso. Coloque a pimenta moída e o sal a gosto.

Para a montagem, espalhe o bacalhau em um refratário, despeje o refogado e o azeite por cima e cubra tudo com o purê de batatas. 

Para finalizar, pincele com o ovo batido, coloque as azeitonas para decorar e coloque no forno já pré-aquecido a 200ºC durante 15 minutos, até que fique dourado.

Bacalhau com natas

Rendimento: 4 porções;
Tempo de preparo: 45min,
Dificuldade: média.

Ingredientes:

3 postas de bacalhau demolhado;
1 pacote de batata palha;
600 ml de leite;
2 cebolas;
1 pacote de creme de leite — natas;
3 colheres de sopa de azeite;
1 pitada de sal;
1 pitada de pimenta-do-reino;
1 mão cheia de queijo mussarela ralado,
1 punhado de farinha de rosca.

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau numa panela com leite em fogo médio até que as lascas comecem a se separar. Depois disso, reserve o bacalhau em uma travessa para que ele esfrie. Quando esfriar, retire as espinhas e a pele. Coa o leite e o reserve.

Em uma frigideira grande ou panela, refogue as rodelas de cebola no azeite. Quando elas ficarem transparentes, coloque o bacalhau e um pouco do leite que você reservou. Refogue tudo e, quando engrossar, apague o fogo.

Após isso, insira a batata palha e o creme de leite (natas), e tempere com pimenta e sal. Misture tudo e, caso ache que ficou com pouco molho, acrescente mais leite.

Por fim, despeje essa mistura em um refratário, coloque bastante queijo ralado e farinha de rosca por cima, e asse em forno pré-aquecido a 200ºC, de 10 a 15 minutos.

Bacalhau a lagareiro

Rendimento: 4 porções;
Tempo de preparo: 45min,
Dificuldade: baixa.

Ingredientes:

1 kg de lombo de bacalhau;
20 tomates-cereja;
20 batatas-bolinha;
Azeite de oliva;
Salsinha,
Sal grosso. 

Modo de preparo:

Lave as batatas e as coloque, com a casca, em um refratário. As tempere com um fio de azeite e sal grosso a gosto. Depois disso, cubra o refratário com papel-alumínio e leve ao forno de 180ºC durante 35 minutos.

Coloque os lombos de bacalhau para grelhar durante cerca de 7 minutos (cada lado) em uma frigideira. Após esse tempo, tire-os do fogo e os reserve.

Quando as batatas ficarem prontas, remova o sal e dê uma batida em cada uma. Após isso, as refogue junto à salsinha e ao tomate. Despeje o refogado em uma travessa, coloque o bacalhau e regue com azeite.

Bacalhoada

Rendimento: 6 porções;
Tempo de preparo: 1h30,
Dificuldade: média.

Ingredientes:

1 kg de bacalhau;
600 g de batata;
3 tomates pelados;
1 cebola;
3 dentes de alho;
1 pimentão vermelho;
1 pimentão verde;
3 ovos;
100 g de azeitona preta;
200 ml de azeite de oliva;
Cheiro-verde;
Pimenta-do-reino,
Sal.

Modo de preparo:

Descasque as batatas, corte-as em rodelas e as cozinhe em uma panela grande, juntamente aos ovos, ao bacalhau e, obviamente, à água e ao sal.

Quando a água ferver, marque 10 minutos, e, após o fim desse tempo, apague o fogo e escorra a água. A ideia é que as batatas fiquem macias, mas não a ponto de desmanchar. Além disso, esse tempo é suficiente para o cozimento dos ovos e do bacalhau.

Feito isso, prepare os legumes da receita. Corte o tomate em pedaços, os pimentões em tiras, e os alhos e as cebolas em rodelas. Ponha-os em uma tigela juntamente ao cheiro-verde e ao bacalhau.

Despeje 1/4 do azeite em uma travessa retangular de vidro e coloque metade da mistura da tigela. A cubra com metade da quantidade de batatas, e as sobreponha com o que restou da mistura da tigela. Por fim, coloque por cima o que restou das batatas.

Adicione pimenta-do-reino, ovos cortados em rodelas e azeitonas por cima. Despeje bastante azeite e leve ao forno, coberto com papel-alumínio, a 180ºC pelo período 40 minutos. Depois, tire o papel-alumínio e deixe assando por mais 15 minutos, para dourar. 

Comentários

Arquivo

Mostrar mais