5 coisas que você precisa saber sobre o diploma digital.

Oi pessoal, tudo bem! O tema deste podcast é inovação tecnológica e Educação. O Diploma Digital já é uma realidade! Todas as Instituições de Ensino Superior já podem emitir ou registrar diplomas de graduação em formato digital. O prazo máximo que as instituições terão para se adaptarem e implementar o diploma digital são dois anos. Sendo assim, a partir de 1º janeiro de 2022, todo o diploma de graduação no Brasil será digital.

5 coisas que você precisa saber sobre o diploma digital

O diploma físico não deixará de existir. Os diplomas emitidos continuam a ter a sua validade. A questão é que um diploma já emitido e registrado de modo digital terá toda sua existência neste meio eletrônico.

Quem já tem diploma também poderá ter um diploma digital. No entanto, o Diploma Digital é um documento classificado como nato-digital e precisa estar em consonância com os dispositivos fixados nos normativos do MEC.

Não vai acabar a colação de graus. Toda tradição ao diploma e respeito a autonomia institucional estão preservados no Diploma Digital. A colação de grau confere a outorga do título e nada muda com o Diploma Digital.

Ex-alunos terão acesso ao diploma digital. A IES deve garantir a validação e a consulta do Diploma Digital bem como a disponibilidade de acesso ao ambiente virtual institucional por intermédio de um endereço eletrônico destinado exclusivamente a instituições de ensino.

Sobre a validade do Diploma Digital quando impresso.  Como sabemos, qualquer documento assinado digitalmente impresso não consegue manter sua validade jurídica, uma vez que a certificação digital foi desenvolvida para o meio eletrônico. Sendo assim, para resolver o problema, o MEC permite que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, essa cópia é denominada RVDD - Representação Visual Diploma Digital.

Dessa forma, o diploma continua sendo o principal documento do ensino e todas as instituições terão sua autonomia preservada, enquanto inovam nos seus processos de gestão. Toda a tradição e eficácia jurídica do diploma são mantidas.  Com informações do MEC.

Obrigado pela audiência! 

Comentários