Chega a Confins avião fretado pelos Estados Unidos com brasileiros deportados

Oi pessoal. No podcast de hoje, falo sobre a chegada de dezenas de brasileiros deportados dos Estados Unidos. Pessoal, isso aconteceu na madrugada deste sábado (25). Quando chegou a Belo Horizonte um avião fretado pelo governo norte-americano com algumas dezenas de brasileiros. Este voo partiu do Texas e aterrissou no Aeroporto de Confins por volta da meia-noite.

Isso representa uma mudança em relação à política de governos anteriores, pois o governo do presidente Jair Bolsonaro tem facilitado a deportação de cidadãos que vivem irregularmente nos Estados Unidos. Em resposta a um pedido feito pela agência Reuters, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que o Brasil foi notificado a respeito da repatriação de grupo de nacionais brasileiros inadmitidos nos EUA. Este é o segundo voo de deportados autorizado pelo governo brasileiro. Em outubro de 2019 chegou também a Belo Horizonte um primeiro voo, com cerca de 70 pessoas. 

Foi a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o último voo com deportados chegou também a Minas Gerais. No entanto, pelas novas regras dos Estados Unidos, a chamada "deportação rápida" não inclui apenas os imigrantes ilegais pegos na fronteira, mas qualquer um preso que não consiga provar que morou nos Estados Unidos pelos dois anos anteriores, ininterruptamente.
De acordo com outras duas fontes com conhecimento próximo do assunto, houve uma determinação superior aos diplomatas brasileiros para que não se criasse mais dificuldades para o envio de deportados por aviões fretados, em uma necessidade de aproximação com o governo de Donald Trump. Segundo uma das fontes, em meio a negociações comerciais, o governo Trump aumentou a pressão pelas deportações e o Brasil autorizou a volta de cidadãos em casos específicos. Com informações do portal G1.

Comentários