OMS corrige e eleva a avaliação de risco internacional do coronavírus.

Oi pessoal. Acaba de chegar a informação de que a Organização Mundial da Saúde passou a classificar como "elevado" o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus. 

Com isso, a OMS faz uma correção na avaliação feita anteriormente pela própria organização. O novo status foi divulgado nesta segunda-feira (27). A organização esclareceu que, por um "erro de formulação", havia apontado o risco como "moderado". Até o começo da tarde desta segunda, os dados oficiais apontavam 81 mortes e mais de 2,7 mil pacientes infectados. Também houve o primeiro registro de morte em Pequim.

Em seu relatório sobre a situação, a OMS indica que sua "avaliação de risco (...) não mudou desde a última atualização [22 de janeiro]: muito alto na China, alto no nível regional e em todo o mundo". Na quinta-feira (23), a OMS considerou "muito cedo para falar de uma emergência de saúde pública de alcance internacional". 

Cabendo ressaltar que a OMS só utiliza esse termo para epidemias que exigem certa reação global. O vírus 2019-nCoV causa sintomas gripais em pessoas que o contraíram e pode levar à síndrome respiratória grave. Com informações do G1.

Comentários