Placas do Mercosul entram em vigor em todo o Brasil nesta sexta-feira.

Oi pessoal. O assunto deste podcast é placa do Mercosul. Depois de vários adiamentos. As novas placas entram em vigor em todo o Brasil nesta sexta-feira (31).

Sendo assim, as placas do Mercosul se tornam obrigatórias apenas para carros novos e em situações que exijam a troca, como mudança de município e quando o item é danificado ou furtado. Outra novidade é que as placas devem ser vendidas pelas estampadoras diretamente ao consumidor, sem o intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como acontecia até então. 

Caberá ao órgão informar ao proprietário do veículo as empresas credenciadas. Com isso, cada estampador pode cobrar valores diferentes. Desse modo, cabe ao consumidor pesquisar os melhores preços. No entanto, o Detran pode determinar um valor máximo a ser praticado pelas empresas. 

O Ministério da Infraestrutura disse que as novas placas do Mercosul devem ter custo semelhante ao das placas cinza. 
Mas antes de correr para comprar a nova placa, saiba agora quem realmente precisa. Se você é proprietário de um veículo novo, sim! O veículo terá que ter a Placa padrão Mercosul .  Isso vale para o primeiro emplacamento. Já os veículos em circulação. Somente, quem troca de município e/ou estado; se as placas forem furtadas; se as placas forem danificadas e se o veículo mudar de categoria. Com informações do "Auto Esporte".

Comentários