Tropas dos EUA só deixam o Iraque se Bagdá pagar por base militar, diz Trump.

Oi pessoal. Neste podcast, falo sobre algo que está preocupando muita gente, pelo mundo todo. Uma iminente guerra envolvendo os Estados Unidos o Irã e Iraque. No início dessa semana, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que as tropas americanas só vão sair do Iraque se Bagdá pagar pela base aérea construída pelos EUA no país. Esta afirmação de Trump, é uma reação após o Parlamento iraquiano ter aprovado uma resolução pela saída e encerramento das atividades de tropas estrangeiras no país.

Trata-se de uma decisão tomada dias depois de um ataque dos Estados Unidos, que matou o segundo homem mais importante do Irã, o general Qassem Soleimani, em Bagdá. Trump também ameaçou impor ao Iraque sanções ainda mais pesadas do que aquelas que adotou contra o Irã. O presidente norte-americano ainda rebateu as críticas contra possíveis ataques ao Irã. Cerca de 5.200 soldados dos Estados Unidos estão nas bases militares iraquianas para treinar e apoiar as forças de segurança locais e combater o Estado Islâmico

A morte do general é considerada um "assassinato político". Diante dos impasses, o Papa Francisco pediu comedimento nas ações na região. O pedido ecoou entre outros líderes mundiais, que demonstram preocupação com a escalada de tensões no Oriente Médio. 

Comentários