Ex-advogado de Bolsonaro, advogados de Lula e Witzel são alvos da Lava Jato no RJ.

Nesta quarta-feira, dia 09 de setembro, está em andamento mais uma fase da Operação Lava Jato, chamada de Operação Esquema S, detalhe o esse de esquema é escrito com cifrão fazendo analogia ao milhões de reais que teriam sido desviados.
Quem são os investigados? São 26 pessoas. A Lava Jato apurou que as entidades do Sistema S teriam destinado pelo menos metade do seu orçamento anual a contratos com escritórios de advocacia. A Justiça expediu 50 mandados de busca e apreensão na investigação de desvio de R$ 150 milhões da Fecomércio, Sesc e Senac do Rio de Janeiro. Entre os investigados estão os advogados Frederick Wassef (que representou a família Bolsonaro), Cristiano Zanin (que representa o ex-presidente Lula) e Ana Tereza Basílio (que representa o ex-governador Wilson Witzel). Eles são alvos dessa nova fase da Operação Lava Jato.

Cabendo ressaltar que Bolsonaro, Lula e Witzel não são investigados nesta operação.

A Operação E$quema S investiga desvios de pelo menos R$ 150 milhões do Sistema S do RJ por escritórios de advocacia no Rio e em São Paulo, para propinas a agentes públicos. A operação é baseada em uma delação premiada de Orlando Diniz, ex-presidente da seção fluminense do Sistema S. O juiz federal Marcelo Bretas expediu os mandados de buscas e apreensões e não há mandados de prisão. O magistrado aceitou a denúncia do Ministério Público Federal tornando rés 26 pessoas. A defesa dessas pessoas ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Comentários