Fadiga, dor de cabeça, alterações de memória e olfato: sintomas em pacientes leves de Covid persistem em 75% dos casos.

Novo Coronavírus 

Pelos próximos três anos, pesquisadores da Unicamp vão mapear  alterações causadas pela Covid-19 em pacientes que desenvolveram quadros considerados leves da doença. Um resultado preliminar do estudo com dados de 200 dos 1 mil voluntários mostra que, em 75% dos casos, os sintomas persistiram mesmo quando o diagnóstico havia sido feito há mais de dois meses. Entre os principais problemas relatados estão fadiga, dor de cabeça, alteração da memória e perda de olfato.

Fadiga, dor de cabeça, alterações de memória e olfato: sintomas em pacientes leves de Covid persistem em 75% dos casos.

A coordenadora da pesquisa, Dra. Clarissa Yasuda, que é neurologista, disse que os dados sugerem que mesmo pacientes que não precisaram de internação após o diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus terão de passar por reabilitação.

Sintomas que mais persistem, segundo entrevistados da pesquisa

Fadiga: 40%

Dor de cabeça: 20%

Alteração de memória: 20%

Alteração de paladar: 15%

Para o trabalho, os pesquisadores Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas (SP) realizam uma bateria de exames, que inclui testes laboratoriais e de imagem, como ressonância magnética, além de questionário com os sintomas.

Segundo Clarissa, foram identificadas alterações cerebrais, com maior impacto na conectividade cerebral. Apesar isso, a coordenadora considera cedo tratar as mudanças e sintomas relatados como sequelas da Covid-19.

Sintomas

O encanador Milton Crispino Teixeira, de 43 anos, é um dos voluntários da pesquisa realizada pela Unicamp, e considera o trabalho importante não só para esclarecer suas dúvidas e problemas, mas para que outras pessoas entendam o impacto da doença.

Mesmo recuperado há mais de um mês, sofre com o cansaço e as dores, os principais sintomas relatados pelos voluntários da pesquisa. "Dor de cabeça forte, dor nas pernas, principalmente na perna esquerda. Principalmente quando vai subir escadas", conta Milton.

A relação de queixas, no entanto, é ainda maior. Em alguns casos, pacientes relataram, inclusive, alteração de libido.

Para o trabalho, a Unicamp mantém o recrutamento de voluntários. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail neurocovid@hc.unicamp.br ou pelo telefone (19) 9-9768-7517 (WhatsApp). (Com informações do G1).

Comentários