Países onde a ômicron, nova variante do coronavírus, já foi detectada

Ao menos seis países e territórios já  restringiram voos devido à nova nova variante do coronavírus descoberta na África do Sul, chamada de ômicron.

Conforme informações do portal G1, África do Sul tem 77 casos na Província de Gauteng; Alemanha: 2 casos na região da Baviera e 1 caso com "alta probabilidade" em Hesse; Bélgica: 1 caso, de um viajante que voltou do Egito* em 11 de novembro; Botsuana: 4 casos, todos de estrangeiros que foram ao país missão diplomática e já deixaram o país; Hong Kong: 1 caso, de uma pessoa que viajou à África do Sul; Israel: 1 caso confirmado, de uma pessoa que viajou ao Malaui*, e mais 2 casos suspeitos; Reino Unido: dois casos confirmados, um deles em Chelmsford e o outro em Nottingham.

Apesar de o caso confirmado em Israel ser de uma pessoa que viajou ao Malaui e o infectado na Bélgica ser de um viajante que voltou do Egito, nenhum dos dois países africanos confirmaram oficialmente nenhum caso da nova variante até o momento.

Antes de ganhar o nome de ômicron, a variante ficou conhecida pela abreviação B.1.1.529. A variante preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19). Com informações do g1

Comentários