Eleições 2022: Lula tem 43% e Bolsonaro, 28%; Ciro e Moro aparecem com 8%, segundo pesquisa Ipesp

Momento Verdadeiro - Ao observar atentamente o resultado de mais uma pesquisa eleitoral sobre a disputa presidencial, não vemos muita alteração. 

Nesta sexta-feira (11), o Ipespe divulgou o resultado de sua nova  pesquisa para as eleições presidenciais de 2022. Lula continua liderando com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada, em segundo lugar aparece o presidente Jair Bolsonaro com 28% das intenções de voto.

O terceiro lugar está divido entre Sérgio Moro e Ciro Gomes. Eles têm 8% das intenções, segundo a pesquisa. Considerando uma margem de erro de 3,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. 

Logo depois, João Dória com 3% das intenções.  Eduardo Leite, Simone Tebet e André Janones têm 1% cada. Nesta pesquisa, Luiz Felipe DÁvila não pontuou. Brancos e nulos foram 7% e não sabem ou não responderam foram 2%

Segundo turno

Nas projeções para segundo turno, Lula manteve a liderança. Contra Bolsonaro, o petista teria 53% dos votos e o atual presidente, 33%. Em um suposto segundo turno com Moro, Lula registra 51% e o ex-ministro 30%. Contra Eduardo Leite, o ex-presidente fica com 55% e o governador, 17%. Na disputa contra Doria, Lula tem 53% e o tucano, 18%. Já contra Ciro, o petista atinge 50% das intenções e o pedetista 25%.

Em um cenário com Moro e Bolsonaro no segundo turno, o ex-juiz e o presidente ficam empatados com 33%. Contra Ciro, Bolsonaro teria 36% e o ex-governador cearense, 47%. Já em um cenário com Doria, o tucano lidera com 38% e Bolsonaro, 37%. Em um segundo turno com Leite, Bolsonaro fica à frente com 40% e o governador gaúcho, 35%.

Rejeição

O levantamento indica que 52% dos entrevistados classificam o governo Bolsonaro como "ruim ou péssimo" e 27% consideram como "ótimo ou bom". Em relação à aprovação do mandato, 63% desaprovam o seu governo, enquanto 32% aprovam.

O Ipespe ouviu mil eleitores entre segunda-feira e quarta-feira. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03573/2022.

Fontes: Ipespe 

Comentários