Emenda Pix pode ser usada para bancar shows de artistas em ano eleitoral

Enquanto milhares de brasileiros que precisam muito do auxílio financeiro do governo aguardam a inclusão no Bolsa Família, que mudou de nome em ano eleitoral e passou a se chamar Auxílio Brasil, alguns deputados e senadores aliados do presidente Jair Bolsonaro terão o privilégio de escolher prefeituras e distribuir recursos que somam mais de 3 bilhões de reais. 

Esse recurso, de acordo informações do jornal Folha de S. Paulo, será liberado sem previsão de como deve ser empregado. Isso quer dizer que poderá ser usada para bancar shows de artistas e até compras de bens públicos.

Chama a atenção ainda que é a primeira vez que municípios têm acesso ao dinheiro durante uma eleição geral, o que pode render publicidade para os políticos com dinheiro público. Pode isso? Pode quase tudo na disputa pelo poder! 

Este mecanismo de repasse de emendas ficou conhecido como "Pix orçamentário" ou "cheque em branco" porque o recurso cai na conta da prefeitura e não é passível de fiscalização. Acorda, Brasil! 

Comentários