Buscando diversão, jovens correm risco com dinheiro falso adquirido na internet

Jovens entre 18 e 25 anos que frequentam shows, bebidas e drogas estão correndo risco. De acordo com a Polícia Federal, essa é a faixa etária mais propensa a adquirir dinheiro falso pela internet. Este crime previsto no Código Penal brasileiro pode resultar em uma pena de três a 12 anos de prisão. Em 2022, foram apreendidos cerca de R$ 56 mil em dinheiro falso no Espírito Santo.

O dinheiro falso é considerado um crime grave pois lesiona a economia e a fé pública do país. A PF está em parceria com os Correios para identificar esses criminosos, que costumam enviar e receber as notas falsas por meio de encomendas. Portar dinheiro falso em qualquer quantia é crime, mesmo que as notas não sejam colocadas em circulação.

Para evitar ser vítima deste crime, é importante observar os elementos de segurança nas notas verdadeiras, como marca d'água, fio de segurança, faixa holográfica e textura do papel. Além disso, o Banco Central disponibiliza o aplicativo "Dinheiro Brasileiro", que é gratuito e ajuda a identificar notas falsas.

Estudante de medicina acusada de desvio de dinheiro: alerta sobre responsabilidade financeira

Este comportamento despreocupado e busca por diversão pode ter consequências graves para esses jovens. É importante que eles tomem consciência dos riscos envolvidos em adquirir dinheiro falso. Peço a todos que compartilhem este alerta nas redes sociais e deixem seus comentários para ajudar a conscientizar outros jovens sobre os perigos de adquirir dinheiro falso. Juntos podemos proteger a economia e a fé pública do país.



Comentários