Narciso na Mitologia Grega e o Complexo de Narciso na Psicologia

O mito de Narciso e o complexo psicológico que leva seu nome
Narciso é uma figura da mitologia grega conhecida por seu amor próprio excessivo e beleza incomparável. A história de Narciso é uma das mais famosas da mitologia grega e frequentemente é usada como exemplo de um complexo psicológico conhecido como complexo de Narciso.

De acordo com a lenda, Narciso era um jovem belo e arrogante que desprezava todos aqueles que se apaixonavam por ele. Um dia, enquanto caminhava pela floresta, ele viu sua própria imagem refletida na água de um lago e ficou fascinado por sua própria beleza. Ele passou horas olhando para sua imagem refletida e se apaixonou por ela.

Narciso ficou tão obcecado com sua própria beleza que não conseguia parar de se olhar no lago. Ele se recusou a comer ou beber e eventualmente morreu ali mesmo, olhando para sua própria imagem.

O complexo de Narciso é um termo usado em psicologia para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa tem autoestima excessiva e foca exclusivamente em sua própria imagem e necessidades. Pessoas com o complexo de Narciso tendem a ser egocêntricas, arrogantes e insensíveis aos sentimentos dos outros. Elas frequentemente buscam admiração e aprovação dos outros, mas ao mesmo tempo se sentem superiores a eles.

O complexo de Narciso pode ser um mecanismo de defesa contra a baixa autoestima. A pessoa que sofre desse complexo muitas vezes tem medo de ser rejeitada ou de não ser boa o suficiente, então usa a autoestima inflada como forma de proteção contra esses medos.

O conceito de liberdade em Kant: a chave para a autonomia e a moralidade

Compartilhe e comente sobre o mito de Narciso e o complexo psicológico que leva seu nome. Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Comentários