Sistema de Valores a Receber (SVR) reabre saques após 11 meses fechado

Sistema de Valores a Receber reabre saques após 11 meses fechado. Mais de 5 milhões têm quantias a receber. Saiba como acessar!
O Sistema de Valores a Receber (SVR) reabriu seus saques nesta terça-feira (7) após 11 meses fechado, permitindo que os usuários agendem o recebimento dos recursos no site administrado pelo Banco Central (BC). Desde que as consultas foram reabertas em 28 de fevereiro, 19,7 milhões de consultas foram realizadas, sendo que 5,5 milhões têm quantias a receber e 14,2 milhões não encontraram valores esquecidos. O BC estima que cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber. O blog Momento Verdadeiro traz mais detalhes sobre essa novidade.

Para sacar os valores (pessoa física) ou de falecidos, o usuário precisa ter conta no Portal Gov.br de nível prata ou ouro. Para reaver valores de pessoa jurídica, precisa ter conta no Portal Gov.br com o Cadastro Nacional Pessoa Jurídica vinculado (com qualquer tipo de vínculo, exceto colaborador). O sistema tem novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no Whatsapp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR.

Além disso, há a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. O sistema informa a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor, além de permitir mais transparência para quem tem conta conjunta. A nova fase do SVR incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado, como contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

O BC alerta para possíveis golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos e esclarece que todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos e que nenhum cidadão deve fornecer senhas. Apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contactar o cidadão.

Gostou das informações sobre a reabertura dos saques do Sistema de Valores a Receber? Compartilhe este post com seus amigos e familiares para que eles também possam ficar por dentro desse assunto importante. E não se esqueça de deixar seu comentário abaixo, queremos saber sua opinião!

Comentários