A Baleia: a volta por cima de Brendan Fraser

A Baleia
Olá leitores do Momento Verdadeiro! A Baleia é um filme de drama psicológico que conta a história de Charlie (Brendan Fraser), um professor de inglês recluso que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Ele dá aulas online, mas sempre deixa a webcam desligada, com medo de sua aparência. Apesar de viver sozinho, ele é cuidado pela sua amiga e enfermeira, Liz (Hong Chau). Mesmo assim, ele é sozinho, convivendo diariamente apenas com a culpa, por ter abandonado Ellie (Sadie Sink), sua filha hoje adolescente que ele deixou junto com a mãe Mary (Samantha Morton), ao se apaixonar por um homem. Agora, ele irá buscar se reconectar com a filha adolescente e reparar seus erros do passado. Para isso, ele pede para que Ellie vá visitá-lo sem avisar sua mãe e ela aceita, com o única condição: ele deve ajudá-la a reescrever uma redação para a escola.

O filme é dirigido por Darren Aronofsky (mãe!, Cisne Negro) e baseado em uma peça de teatro do mesmo nome escrita por Samuel D. Hunter (Baskets). A produção é da renomada A24, que já lançou filmes aclamados como Moonlight, Lady Bird e Hereditário. O filme estreou no Festival de Veneza em 2022 e foi indicado ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Ator para Brendan Fraser.

A Baleia é um filme que impressiona pela atuação de Brendan Fraser, que se transforma fisicamente e emocionalmente para viver o personagem Charlie. Ele usa uma prótese que simula os seus 270 quilos e transmite toda a dor, a solidão e o desespero de alguém que se sente preso em seu próprio corpo e em seu passado. Fraser consegue nos fazer sentir empatia por Charlie, mesmo quando ele toma decisões questionáveis ou se mostra incapaz de mudar seus hábitos autodestrutivos. Ele também tem uma ótima química com Sadie Sink, que interpreta sua filha rebelde e sarcástica, mas que também esconde suas próprias feridas. Os diálogos entre os dois são intensos e reveladores, mostrando como eles tentam se entender e se perdoar.

O filme também se destaca pela direção de Aronofsky, que cria uma atmosfera claustrofóbica e angustiante ao filmar quase todo o filme dentro do apartamento de Charlie. Ele usa planos fechados e câmera na mão para nos aproximar da realidade sufocante do protagonista. Ele também explora os simbolismos da baleia como um animal solitário, imenso e misterioso, que representa tanto o peso físico quanto o emocional de Charlie. A trilha sonora é discreta e melancólica, reforçando o tom dramático da história.

A Baleia é um filme brilhante e perturbador, que nos faz refletir sobre temas como família, amor, culpa, perdão e redenção. É um filme que nos faz sentir desconfortáveis, mas também nos emociona e nos surpreende. É um filme que marca o retorno triunfal de Brendan Fraser às telonas e mostra que ele ainda tem muito talento para nos oferecer.

Gostou do post? Comente e compartilhe! Se você quer nos ajudar a continuar produzindo conteúdo de qualidade, envie um pix para momentoverdadeiro@gmail.com. Contamos com você!

Comentários