Game of Thrones: os erros que arruinaram o final da série

Rei da Noite, GoT
Game of Thrones foi uma das séries mais populares e aclamadas dos últimos anos, adaptando a saga literária de George R.R. Martin, “As Crônicas de Gelo e Fogo”. A série da HBO conquistou milhões de espectadores com sua trama complexa, seus personagens carismáticos e suas reviravoltas surpreendentes. No entanto, muitos fãs ficaram insatisfeitos com o desfecho da história, que foi exibido no dia 19 de maio de 2019. Neste post, vamos analisar alguns dos motivos que levaram ao descontentamento geral com o final de Game of Thrones.

Quebra de ritmo e lógica

Um dos principais problemas apontados pelos fãs foi a quebra de ritmo e lógica da narrativa nas duas últimas temporadas da série. Enquanto as primeiras temporadas eram mais lentas e detalhadas, mostrando as motivações e os planos dos personagens, as últimas foram mais aceleradas e superficiais, pulando etapas e ignorando consequências. Isso se deveu, em parte, ao fato de que a série ultrapassou os livros de Martin, que ainda não foram concluídos, e teve que seguir com base em um esboço do autor. Além disso, os produtores David Benioff e D.B. Weiss decidiram reduzir o número de episódios das temporadas finais, o que comprometeu o desenvolvimento da história.

Um exemplo dessa mudança de ritmo e lógica foi a viagem de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) a Porto Real no penúltimo episódio da série. A personagem, que passou boa parte da série lutando pela liberdade dos oprimidos e pela justiça dos inocentes, decidiu atacar a cidade com seu dragão Drogon, mesmo depois de os defensores terem se rendido. Daenerys matou milhares de civis sem piedade, causando uma carnificina desnecessária e chocante. Essa atitude foi vista por muitos fãs como uma traição ao arco da personagem, que não teve uma transição convincente para se tornar uma tirana sanguinária.

Daenerys Targaryen

Desfechos insatisfatórios

Outro motivo de decepção para os fãs foram os desfechos insatisfatórios de alguns personagens principais da série. Muitos esperavam que houvesse um confronto épico entre os vivos e os mortos, liderados pelo Rei da Noite, que ameaçavam exterminar toda a vida em Westeros. No entanto, essa ameaça foi eliminada no terceiro episódio da última temporada, quando Arya Stark (Maisie Williams) surpreendeu o vilão com uma facada fatal. Apesar da cena ser emocionante e heroica, muitos fãs sentiram que foi um anticlímax para uma trama que vinha sendo construída desde o início da série.

Da mesma forma, muitos fãs ficaram frustrados com o destino de Cersei Lannister (Lena Headey), a rainha cruel e manipuladora que foi a principal antagonista da série por várias temporadas. Cersei morreu soterrada pelos escombros da Fortaleza Vermelha, abraçada ao seu irmão e amante Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau), que voltou para ela depois de ter se redimido com Brienne de Tarth (Gwendoline Christie). Essa morte foi considerada pouco impactante e poética para uma personagem tão odiada e poderosa.

Jon Snow

Escolha controversa do rei

Por fim, um dos aspectos mais polêmicos do final de Game of Thrones foi a escolha do novo rei dos Seis Reinos (o Norte se tornou independente). Depois de matar Daenerys, Jon Snow (Kit Harington) foi preso pelos Imaculados e levado a um julgamento pelos lordes de Westeros. Tyrion Lannister (Peter Dinklage), que também estava preso por trair Daenerys, sugeriu que o novo rei fosse escolhido por eles, e não por herança ou conquista. Ele então indicou Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright), o Corvo de Três Olhos, como o candidato ideal, pois ele tinha a melhor história e a melhor visão do passado e do futuro. Os lordes concordaram com a proposta, e Bran foi coroado como Bran, o Quebrado.

Tyrion
Essa decisão foi criticada por muitos fãs, que acharam que Bran era um personagem apático e irrelevante, que não demonstrou interesse ou habilidade para governar. Além disso, muitos fãs questionaram a lógica de escolher um rei baseado em sua história, e não em sua competência ou vontade. Muitos fãs também ficaram desapontados com o destino de Jon Snow, que foi mandado de volta para a Patrulha da Noite como punição por matar Daenerys. Jon era o herdeiro legítimo do Trono de Ferro, sendo filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, mas essa revelação não teve nenhuma consequência na trama.

Conclusão

Game of Thrones foi uma série que marcou a história da televisão, mas que deixou muitos fãs insatisfeitos com seu final. Os motivos para essa decepção foram a quebra de ritmo e lógica da narrativa, os desfechos insatisfatórios de alguns personagens e a escolha controversa do novo rei. Apesar disso, a série ainda tem seus méritos e seus momentos memoráveis, e certamente continuará sendo discutida e analisada por muito tempo.

Arya Stark

E você, o que achou do final de Game of Thrones? Deixe sua opinião nos comentários! E não se esqueça de compartilhar esse post nas redes sociais! Se você quer nos ajudar a continuar produzindo conteúdo de qualidade, envie um pix para momentoverdadeiro@gmail.com. Contamos com você!

Comentários