Mentirosos: o livro que conquistou o TikTok e vai te surpreender

Mentirosos: o livro que conquistou o TikTok
Mentirosos é um livro que se tornou um fenômeno de vendas em 2021, depois de viralizar entre os leitores no TikTok. Mas o que esse livro tem de tão especial? É o que eu vou tentar responder nessa resenha, sem spoilers, é claro.

A história

Mentirosos conta a história de Cadence, a neta primogênita e principal herdeira da família Sinclair, uma família rica e tradicional que passa as férias de verão em uma ilha particular. Cadence tem três primos, Johnny, Mirren e Gat, com quem forma um grupo chamado Mentirosos. Eles são inseparáveis desde pequenos e compartilham segredos, aventuras e sentimentos.

No verão dos seus quinze anos, Cadence sofre um estranho acidente na ilha, que a deixa com amnésia, depressão e fortes dores de cabeça. Ela passa dois anos sem voltar à ilha e sem contato com os Mentirosos, até que finalmente consegue retornar e tentar descobrir o que realmente aconteceu naquela noite.

A escrita

A autora E. Lockhart tem uma escrita envolvente, poética e misteriosa. Ela usa metáforas, repetições e frases curtas para criar um clima de suspense e angústia. Ela também brinca com a estrutura do texto, alternando entre capítulos narrados em primeira pessoa por Cadence, cartas que ela escreve para os Mentirosos, contos de fadas que ela inventa e trechos em terceira pessoa que mostram flashbacks da família Sinclair.

A narrativa é ágil e viciante, fazendo com que o leitor queira saber mais sobre os personagens e os segredos da ilha. A autora também sabe como manipular as expectativas do leitor, criando pistas falsas e reviravoltas surpreendentes.

A crítica

Mentirosos não é apenas um thriller juvenil, mas também uma crítica à sociedade americana e aos valores da elite branca. A família Sinclair representa o privilégio, a hipocrisia, o racismo, o machismo e a ganância que permeiam essa classe social. Eles se recusam a admitir seus problemas, suas falhas e suas fraquezas. Eles se preocupam mais com as aparências do que com a felicidade. Eles competem entre si por dinheiro, poder e atenção.

Cadence é a única que questiona esse modelo de vida e busca sua própria identidade. Ela se rebela contra as imposições de seus pais e avô, que querem moldá-la à sua imagem e semelhança. Ela se apaixona por Gat, um garoto indiano que é tratado como um intruso na família. Ela se solidariza com os empregados da ilha, que são explorados e invisibilizados. Ela se identifica com os personagens dos contos de fadas que ela cria, que sofrem nas mãos de reis tiranos e bruxas cruéis.

A conclusão

Mentirosos é um livro que merece toda a fama que conquistou no TikTok. É uma obra inteligente, emocionante e impactante, que vai fazer você pensar sobre sua própria vida e sobre as mentiras que contamos para nós mesmos e para os outros. É um livro que vai te surpreender até a última página e te deixar com vontade de reler tudo de novo.

Se você ficou curioso para conhecer essa história incrível, aproveite a promoção da Amazon.com.br e compre o livro com 54% de desconto! Clique no link abaixo e garanta o seu exemplar:

Comprar Mentirosos – Sucesso no TikTok


Comentários