Resenha da série animada Batman - O Longo Dia das Bruxas

Batman - O Longo Dia das Bruxas
Batman - O Longo Dia das Bruxas é uma série de animação dividida em duas partes, baseada na aclamada história em quadrinhos de Jeph Loeb e Tim Sale. A série acompanha o início da carreira do Batman como um vigilante que enfrenta os criminosos de Gotham City, ao mesmo tempo que tenta desvendar uma série de assassinatos misteriosos que ocorrem em datas festivas. A série também mostra a origem do vilão Duas-Caras, a relação entre o Batman e a Mulher-Gato e a aliança entre o Batman, o promotor Harvey Dent e o comissário James Gordon.

Sinopse da série

A série se passa logo após os eventos de Batman: Ano Um, quando o Batman ainda é visto como uma lenda urbana pelos cidadãos e pela polícia de Gotham. Um novo assassino surge na cidade, que mata suas vítimas em datas comemorativas, deixando sempre um objeto relacionado à ocasião ao lado dos corpos. O assassino recebe o apelido de "Feriado" pela imprensa e pelo submundo do crime.

O Batman se junta ao promotor Harvey Dent e ao comissário James Gordon para tentar capturar o Feriado e acabar com a guerra entre as famílias mafiosas lideradas por Carmine Falcone e Salvatore Maroni. No entanto, eles enfrentam a resistência de outros vilões como o Coringa, o Espantalho, o Chapeleiro Louco, a Hera Venenosa e o Solomon Grundy, que também têm seus próprios planos e interesses.

Enquanto isso, o Batman também se envolve com a Mulher-Gato, que tem uma ligação misteriosa com Carmine Falcone. E Harvey Dent começa a mostrar sinais de instabilidade mental, que culminam na sua transformação no Duas-Caras, um dos maiores inimigos do Batman.

Fidelidade à obra original

A série é fiel à obra original, mantendo o clima noir, o suspense e a complexidade dos personagens. A série segue a mesma estrutura narrativa dos quadrinhos, dividindo-se em 13 episódios que correspondem aos 13 capítulos da história. Cada episódio se concentra em uma data festiva e em um personagem específico, revelando aos poucos as pistas e os mistérios que envolvem o caso do Feriado.

A série também preserva os diálogos, as cenas e as reviravoltas dos quadrinhos, fazendo apenas algumas adaptações e cortes necessários para adequar a história ao formato audiovisual. Alguns exemplos são a redução do número de vítimas do Feriado, a alteração da ordem de algumas cenas e a exclusão de alguns personagens secundários ou referências a outras histórias do Batman.

Qualidade da animação

A animação é bem feita, com um estilo que lembra os desenhos de Tim Sale, mas sem perder a fluidez e a dinâmica das cenas de ação. Os traços são simples e expressivos, com cores contrastantes e sombras marcantes. Os cenários são detalhados e reproduzem bem a atmosfera sombria e decadente de Gotham City.

A animação também se destaca pelo uso de recursos visuais que remetem aos quadrinhos, como as transições entre as cenas que simulam as mudanças de página ou de quadro. Além disso, a animação também utiliza efeitos sonoros e de iluminação que criam um clima de tensão e suspense.

Elenco de vozes

O elenco de vozes é excelente, destacando-se Jensen Ackles como Batman, Naya Rivera como Mulher-Gato e Josh Duhamel como Harvey Dent. Eles conseguem transmitir as emoções e as personalidades dos personagens com naturalidade e intensidade. As vozes também combinam com as características físicas e a idade dos personagens.

Os demais atores também fazem um bom trabalho, dando vida aos vilões e aos coadjuvantes da história. Alguns exemplos são Billy Burke como James Gordon, Titus Welliver como Carmine Falcone, David Dastmalchian como Calendar Man e Troy Baker como Coringa.

Trilha sonora

A trilha sonora também é envolvente e combina com o tom sombrio da história. As músicas são compostas por Michael Gatt, que já trabalhou em outras animações da DC Comics, como Superman: Homem do Amanhã e Batman: Alma do Dragão. As músicas são orquestradas e variam entre temas dramáticos, épicos e melancólicos.

A trilha sonora também faz referências a outras obras do Batman, como a música tema da série animada dos anos 90 e a música “Am I Blue?”, que aparece nos quadrinhos de O Longo Dia das Bruxas. Além disso, a trilha sonora também utiliza sons típicos das datas festivas, como sinos, fogos de artifício e canções natalinas.

Conclusão

Batman - O Longo Dia das Bruxas é uma série que vale a pena assistir, pois é uma obra-prima da animação e dos quadrinhos. A série é uma ótima adaptação de uma das melhores histórias do Batman, que agrada tanto aos fãs dos quadrinhos quanto aos novos espectadores. A série consegue capturar a essência do personagem e do seu universo, mostrando o seu lado detetive, herói e humano. A série também explora temas como a corrupção, a justiça, a loucura e a moralidade, sem perder o ritmo e o interesse.

A série é recomendada para quem gosta de histórias policiais, de suspense e de super-heróis. O nível de dificuldade da obra é médio, pois exige atenção aos detalhes e às pistas que são apresentadas ao longo da trama. A série também contém cenas de violência e de sangue, que podem não ser adequadas para crianças ou pessoas sensíveis.

Harry Potter: Tudo o que você precisa saber sobre a nova série da HBO

7 filmes que foram grandes fracassos de bilheteria: descubra os motivos por trás do insucesso

Top 10 filmes de ação na Netflix em 2023: emoção e adrenalina garantidas!

A minha opinião sobre a série é muito positiva, pois eu sou um grande fã da história original e fiquei impressionado com a qualidade da adaptação. Eu achei que a série foi fiel ao espírito dos quadrinhos, mas também soube acrescentar elementos que enriqueceram a experiência audiovisual. Eu gostei muito da animação, do elenco de vozes e da trilha sonora. Eu também achei que a série foi bem equilibrada entre os momentos de ação, de drama e de humor. Eu recomendo fortemente essa série para quem quer conhecer uma das melhores sagas do Batman.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários abaixo! Se quiser apoiar o nosso trabalho, também aceitamos doações através de PIX para o email momentoverdadeiro@gmail.com. O seu suporte nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Obrigado!

Comentários