Fraudes em Certificados de Vacinas: Esquema se Expande para Campos dos Goytacazes

Fraudes em Certificados de Vacinas: Esquema se Expande para Campos dos Goytacazes
E aí, pessoal! Hoje vamos falar sobre mais um capítulo do escândalo envolvendo fraudes em certificados de vacinas da Covid-19. Vocês já devem ter ouvido falar sobre o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, que estava no centro desse esquema corrupto. Pois bem, uma nova descoberta veio à tona recentemente: a investigação do UOL revelou que esse esquema também se estendeu para Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. E aí, o que vocês acham disso?

Até agora, as autoridades estavam focadas nas fraudes ocorridas em Cabeceiras, em Goiás, e em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde o esquema parecia ser mais concentrado. No entanto, os registros falsos de vacina em nome das filhas de Cid apareceram em Campos dos Goytacazes, uma cidade até então não mencionada na investigação. Essa revelação traz à tona novas questões e levanta suspeitas sobre a extensão desse esquema corrupto.

Vale destacar que o prefeito de Campos dos Goytacazes é Wladimir Garotinho, filho de Anthony e Rosinha Garotinho, e irmão da deputada federal Clarissa Garotinho. Segundo o secretário municipal de saúde da cidade, Paulo Hirano, ele tomou conhecimento do caso no ano passado e identificou inconsistências nos lotes registrados. Por isso, o caso foi levado até o seu gabinete e ele ordenou que os dados não fossem registrados. No entanto, os registros das vacinas aparecem nos dados do Ministério da Saúde, mas foram apagados no dia seguinte. Uma situação bem estranha, não acham?

Os registros falsos mostram que a filha mais nova de Cid teria recebido a primeira dose da vacina Pfizer pediátrica em dezembro de 2021, quando ela tinha apenas 4 anos. Porém, o Ministério da Saúde só liberou o imunizante para essa faixa etária em setembro do ano seguinte. Essa mesma inconsistência já havia sido encontrada nos registros das filhas de Cid em Duque de Caxias. Parece que os envolvidos nesse esquema não estavam preocupados em serem pegos, não é mesmo?

Agora, fica a pergunta: por que o secretário municipal de saúde não abriu uma investigação interna sobre o caso? Ele também afirmou que a Prefeitura de Campos dos Goytacazes não foi procurada pela Polícia Federal. Essa falta de ação e de cooperação levanta suspeitas e deixa muitas dúvidas no ar. Será que há mais pessoas envolvidas nesse esquema em Campos dos Goytacazes? Será que essa investigação está realmente sendo conduzida de forma adequada? São perguntas que merecem respostas.

O advogado de Mauro Cid afirmou que só irá se manifestar nos autos do processo, demonstrando um posicionamento cauteloso diante do Supremo Tribunal Federal. Já a esposa de Cid, Gabriela, admitiu em depoimento à Polícia Federal que utilizou o certificado falso de vacina, mas afirmou que Mauro Cid foi o responsável por providenciar os registros fraudulentos.

Essa história toda é bastante grave e exige uma investigação completa e imparcial. É preciso descobrir todas as pessoas envolvidas nesse esquema, identificar possíveis cúmplices e responsabilizá-los pelas suas ações. Afinal, estamos falando da saúde pública e da segurança de milhões de pessoas.

E vocês, o que acham de tudo isso? Deixem seus comentários e opiniões abaixo. É importante ouvir a voz de vocês, leitores, para que possamos ter uma visão mais completa e diversificada sobre esse assunto.

Comentários