Desmascarando boatos: đŸ’„ Vacinas contra a gripe nĂŁo causam cĂąncer! 💉

E aĂ­, pessoal do Momento Verdadeiro! Estou aqui para desmentir mais um boato que estĂĄ circulando nas redes sociais. VocĂȘs viram aquele vĂ­deo em que um homem afirma que as vacinas contra a gripe contĂȘm um vĂ­rus que causa cĂąncer? Pois bem, venho trazer a verdade sobre esse assunto com base em uma reportagem do portal G1.

A mestre em imunologia e PhD em BiociĂȘncias e Fisiopatologia, LetĂ­cia Sarturi, desmentiu completamente o conteĂșdo falso disseminado no vĂ­deo. Segundo a especialista, nĂŁo hĂĄ qualquer vĂ­rus relacionado ao cĂąncer presente nas vacinas contra a H1N1, apenas as cepas do vĂ­rus da gripe.

As vacinas contra a gripe são desenvolvidas com o vírus fracionado ou o vírus inteiro inativado, ambos incapazes de causar a doença. Sarturi explica que nosso sistema imunológico precisa de partes do vírus para construir uma resposta eficaz contra a doença.

Quando recebemos a vacina, essas partes do vĂ­rus estimulam nosso sistema imunolĂłgico a criar uma resposta imunolĂłgica especĂ­fica contra essas proteĂ­nas virais. Essa resposta gera uma memĂłria imunolĂłgica, fazendo com que nosso corpo esteja preparado para reagir rapidamente caso entremos em contato com o vĂ­rus novamente.

É importante ressaltar que as vacinas nĂŁo tĂȘm a capacidade de causar mutaçÔes em cĂ©lulas, muito menos cĂąncer. O cĂąncer Ă© resultado de mutaçÔes genĂ©ticas e fatores complexos, nĂŁo relacionados Ă  vacinação. As vacinas sĂŁo produzidas seguindo padrĂ”es rigorosos de qualidade e passam por estudos detalhados para garantir sua segurança.

Os efeitos adversos das vacinas sĂŁo raros e geralmente leves, e os efeitos mais graves sĂŁo extremamente incomuns. A ciĂȘncia estĂĄ constantemente monitorando e investigando qualquer possĂ­vel efeito adverso relacionado Ă s vacinas, mas atĂ© o momento nĂŁo hĂĄ evidĂȘncias de que elas possam causar danos graves Ă  saĂșde.

LetĂ­cia Sarturi tambĂ©m aponta que as teorias da conspiração mencionadas no vĂ­deo, como a ideia de extermĂ­nio em massa da população, sĂŁo tĂ­picas de movimentos antivacina. Esses discursos sĂŁo construĂ­dos ao longo dos anos com base em desinformação e nĂŁo tĂȘm embasamento cientĂ­fico.

Vale ressaltar que esse vídeo falso jå circula hå algum tempo e foi mencionado em uma reportagem do Fantåstico em 2019, que abordou a epidemia de desinformação sobre vacinas que assola o país.

Portanto, meus amigos, fiquem tranquilos. As vacinas contra a gripe sĂŁo seguras e fundamentais para a proteção da saĂșde de todos. NĂŁo acreditem em boatos infundados que podem colocar em risco a vida de milhĂ”es de pessoas. Sempre busquem informaçÔes confiĂĄveis e embasadas em evidĂȘncias cientĂ­ficas.

É isso aĂ­, desmascaramos mais um boato juntos! AtĂ© a prĂłxima, com mais verdades para compartilhar.

ComentĂĄrios