A história do Superman: dos quadrinhos ao cinema

Superman
Superman é um dos super-heróis mais famosos e influentes da cultura pop. Criado em 1938 pelos jovens Jerry Siegel e Joe Shuster, ele apareceu pela primeira vez na revista Action Comics #1, dando início à era de ouro dos quadrinhos de super-heróis. Desde então, ele se tornou um ícone mundial, sendo adaptado para diversas mídias, como rádio, televisão, cinema, videogames e animações. Neste artigo, vamos explorar a origem, a evolução e as principais características do Homem de Aço, bem como seus vilões, seus episódios mais emblemáticos e suas diferenças entre os quadrinhos e o cinema.

A origem do Superman

Superman é o último sobrevivente do planeta Krypton, que foi destruído por uma explosão causada por seu próprio povo. Seu pai, o cientista Jor-El, conseguiu enviar seu filho recém-nascido em uma nave espacial para a Terra, antes da catástrofe. A nave caiu em Smallville, uma pequena cidade do Kansas, onde o bebê foi encontrado e adotado por um casal de fazendeiros, Jonathan e Martha Kent. Eles batizaram o menino de Clark e o criaram com amor e valores morais.

Clark descobriu que tinha poderes extraordinários, como força, velocidade, invulnerabilidade, visão de raio-x, visão de calor e capacidade de voar. Ele decidiu usar seus dons para ajudar a humanidade, inspirado pelo exemplo de seus pais adotivos e pelo conselho de seu pai biológico, que se comunicava com ele através de um cristal que continha a memória de Krypton.

Ao crescer, Clark se mudou para Metrópolis, uma grande metrópole onde se tornou repórter do jornal Daily Planet. Lá ele conheceu sua colega Lois Lane, uma jornalista corajosa e inteligente por quem se apaixonou. No entanto, Lois só tinha olhos para o Superman, o alter ego heroico de Clark, que ele assumia sempre que havia algum perigo ou injustiça. Superman usava um uniforme azul e vermelho com um símbolo no peito: um S dentro de um escudo amarelo. Esse símbolo era o brasão da família El em Krypton e significava “esperança” na língua kryptoniana.

Superman se tornou o protetor de Metrópolis e do mundo, enfrentando diversos inimigos que ameaçavam a paz e a liberdade. Entre eles estavam Lex Luthor, um gênio do mal que invejava e odiava Superman; Brainiac, um robô alienígena que queria coletar e destruir todos os conhecimentos do universo; Darkseid, o tirano cósmico que buscava dominar todos os planetas com sua Equação Anti-Vida; Zod, um general kryptoniano que tentou conquistar a Terra com seus seguidores; Doomsday (Apocalypse), uma criatura monstruosa que matou Superman em uma batalha épica; Bizarro, uma cópia imperfeita e maligna de Superman; Parasita, um vilão que podia absorver os poderes de Superman; Metallo, um ciborgue com um coração de kryptonita; e Mxyzptlk, um ser mágico e travesso de outra dimensão.

Superman

A evolução do Superman

Superman passou por várias mudanças ao longo dos anos, tanto em sua aparência quanto em sua personalidade. Nos primeiros anos, ele era mais rude e agressivo, combatendo criminosos comuns e corruptos com seus punhos e sua astúcia. Ele também não podia voar inicialmente, apenas saltar grandes distâncias. Seus poderes foram aumentando gradualmente com o tempo, até ele se tornar praticamente invencível. Ele também foi ganhando novos aliados, como Jimmy Olsen, um fotógrafo do Daily Planet; Perry White, o editor-chefe do jornal; Lana Lang, sua amiga de infância; Supergirl, sua prima kryptoniana; Krypto, seu cachorro superpoderoso; e a Legião dos Super-Heróis, um grupo de jovens heróis do futuro.

  • Nos anos 50 e 60, Superman viveu aventuras mais fantásticas e absurdas, viajando pelo espaço, pelo tempo e por outras dimensões. Ele também enfrentou versões alternativas de si mesmo, como o Superman Vermelho e o Superman Azul, que surgiram de uma experiência maluca. Ele também se casou com Lois Lane em várias ocasiões, mas sempre havia algum truque ou reviravolta que anulava o casamento. Ele também teve um filho com Lois em uma história imaginária chamada “O Filho do Superman”.
  • Nos anos 70 e 80, Superman foi reformulado para se adequar aos novos tempos. Ele se tornou mais humano e vulnerável, tendo que lidar com problemas sociais e emocionais. Ele também teve sua origem recontada por escritores como John Byrne e Marv Wolfman, que eliminaram alguns elementos considerados exagerados ou desnecessários, como a existência de Kryptonita de várias cores, a Supergirl original e o Superboy. Eles também reduziram seus poderes para um nível mais razoável e deram mais destaque aos seus valores morais.
  • Nos anos 90 e 2000, Superman enfrentou alguns dos maiores desafios de sua carreira. Ele morreu nas mãos de Doomsday em uma saga que chocou o mundo e gerou uma enorme repercussão midiática. Ele ressuscitou algum tempo depois, mas teve que dividir seu manto com quatro outros super-heróis que surgiram em sua ausência: o Aço, o Erradicador, o Superboy e o Superciborgue. Ele também se casou oficialmente com Lois Lane em uma cerimônia que foi transmitida ao vivo pela televisão. Ele também perdeu seus poderes temporariamente após ser exposto a uma radiação solar vermelha. Ele também foi acusado de traição por Lex Luthor, que se tornou presidente dos Estados Unidos. Ele também foi infectado pelo vírus Apocalypse, que o transformou em um servo de Darkseid. Ele também foi julgado por uma corte galáctica por ter interferido na destruição de Krypton.
  • Nos anos 2010 e 2020, Superman passou por novas mudanças e crises. Ele teve sua identidade secreta revelada ao público por Lois Lane em uma reportagem polêmica. Ele também perdeu seus poderes novamente após usar uma habilidade chamada “superflare”, que liberava toda a energia solar de seu corpo em uma explosão devastadora. Ele também foi substituído por um Superman mais velho e experiente, que veio de outra realidade após os eventos da saga Flashpoint. Esse Superman tinha um filho com Lois Lane chamado Jon Kent, que herdou seus poderes e se tornou o novo Superboy. Ele também se juntou à Liga da Justiça para combater ameaças cósmicas como o Sindicato do Crime, a Sociedade Secreta dos Super-Vilões e o Perpetua.

As características do Superman

Superman é um herói que possui vários atributos físicos e mentais que o tornam único. Entre eles estão:

  • Força: Superman é capaz de levantar objetos pesados, como carros, aviões e até planetas. Ele pode socar com tanta força que pode causar terremotos ou criar ondas de choque.
  • Velocidade: Superman pode se mover mais rápido do que o som e até mesmo do que a luz. Ele pode voar pelo espaço a velocidades incríveis e viajar no tempo se ultrapassar a barreira da luz.
  • Invulnerabilidade: Superman é resistente a quase todos os tipos de dano físico ou energético. Ele pode suportar balas, bombas, lasers, raios cósmicos e temperaturas extremas sem se ferir.
  • Visão: Superman tem vários tipos de visão que lhe permitem ver além do espectro normal da luz. Ele pode ver através dos objetos com sua visão de raio-x, exceto pelo chumbo. Ele pode emitir raios de calor pelos olhos com sua visão de calor, que podem derreter ou incendiar qualquer coisa. Ele pode ver em grande detalhe objetos distantes com sua visão telescópica, ou objetos minúsculos com sua visão microscópica. Ele também pode ver as auras das pessoas e das coisas com sua visão espectral.
  • Audição: Superman tem uma audição superdesenvolvida que lhe permite ouvir sons de qualquer frequência e intensidade. Ele pode ouvir conversas sussurradas a quilômetros de distância, ou o bater do coração de uma pessoa. Ele também pode bloquear sons indesejados com sua super concentração.
  • Sopro: Superman pode soprar com uma força incrível, capaz de criar ventanias, furacões ou tornados. Ele também pode soprar ar frio, capaz de congelar qualquer coisa com sua baforada congelante. Ele também pode reter o ar nos pulmões por um longo tempo, permitindo-lhe respirar debaixo d’água ou no espaço.
  • Inteligência: Superman tem uma inteligência superior à média humana, graças à sua herança kryptoniana e ao seu treinamento na Fortaleza da Solidão. Ele tem um vasto conhecimento sobre ciência, história, arte, cultura e línguas. Ele também tem uma memória fotográfica, que lhe permite lembrar de tudo o que vê ou lê.
  • Carisma: Superman tem uma personalidade nobre, bondosa e altruísta, que inspira confiança e admiração nas pessoas. Ele é um líder natural, que sabe como motivar e orientar seus aliados. Ele também é um bom comunicador, que sabe como se expressar e persuadir os outros. Ele tem um senso de humor sutil e um charme irresistível.

As maiores derrotas do Superman

Superman é um herói que possui vários poderes e habilidades que o tornam quase invencível, mas isso não significa que ele nunca tenha sido derrotado. Ao longo de sua história, ele enfrentou inimigos que conseguiram superá-lo de formas surpreendentes ou humilhantes. Aqui estão algumas das maiores derrotas do Superman:
  • A morte do Superman: Talvez a derrota mais famosa e impactante do Superman foi a sua morte nas mãos de Doomsday, uma criatura monstruosa que surgiu do subterrâneo e começou a destruir tudo em seu caminho. Superman tentou detê-lo, mas acabou sendo espancado até a morte em uma batalha brutal que chocou o mundo. O evento foi tão marcante que gerou uma enorme repercussão midiática, uma série de quadrinhos que mostrou o luto dos heróis e dos civis, e quatro sucessores que tentaram assumir o manto do Homem de Aço. Felizmente, Superman não ficou morto por muito tempo, pois ele ressuscitou algum tempo depois, graças à sua biologia kryptoniana e à ajuda de seus aliados.
  • A traição de Lois Lane: Em uma história alternativa chamada Injustice: Gods Among Us, Superman foi vítima de uma das maiores trapaças do Coringa. O palhaço do crime usou um gás alucinógeno para fazer Superman acreditar que Lois Lane era o Apocalypse, o inimigo mais poderoso do herói. Superman então atacou Lois e a levou para o espaço, matando-a sem querer. Para piorar, Lois estava grávida do filho de Superman e tinha uma bomba implantada em seu coração, que explodiu Metrópolis quando ela morreu. Esse evento traumático fez Superman enlouquecer e se tornar um tirano, matando o Coringa e tentando impor sua ordem ao mundo.
  • A derrota para Muhammad Ali: Em uma história bizarra e divertida de 1978, Superman teve que enfrentar o lendário boxeador Muhammad Ali em um combate transmitido para todo o universo. O motivo era que uma raça alienígena chamada Scrubb queria desafiar o campeão da Terra para decidir o destino do planeta. Como tanto Superman quanto Ali se consideravam os campeões da Terra, eles tiveram que se enfrentar primeiro para determinar quem lutaria contra o campeão dos Scrubb. A luta ocorreu em um planeta com um sol vermelho, que anulava os poderes de Superman. Mesmo assim, ele aceitou o desafio e entrou no ringue com Ali. Depois de alguns rounds, ficou claro que Ali era superior em técnica e resistência, e acabou nocauteando Superman com um golpe certeiro. Ali então foi lutar contra o campeão dos Scrubb e venceu com a ajuda de Superman, que se recuperou e sabotou a nave dos alienígenas.
  • A revelação de sua identidade secreta: Em uma história recente de 2019, Superman teve sua identidade secreta revelada ao público por Lois Lane em uma reportagem polêmica. A decisão foi tomada pelo próprio Superman, que achou que era hora de ser honesto com o mundo sobre quem ele era. No entanto, essa revelação teve consequências graves para ele e para seus amigos. Além de perder sua privacidade e sua vida normal como Clark Kent, ele também teve que lidar com a reação negativa de alguns setores da sociedade, como os governos, os militares e os vilões. Ele também colocou em risco as pessoas próximas a ele, como seus pais adotivos, seus colegas do Planeta Diário e sua esposa Lois Lane.
  • A perda de seus poderes: Em várias ocasiões, Superman teve seus poderes reduzidos ou anulados por diferentes motivos. Um deles foi quando ele usou uma habilidade chamada “superflare”, que liberava toda a energia solar de seu corpo em uma explosão devastadora. Depois disso, ele ficava sem poderes por um tempo, tendo que se virar com sua inteligência e sua coragem. Outro foi quando ele foi exposto à radiação solar vermelha, que simulava as condições de Krypton e o tornava um humano comum. Outro ainda foi quando ele foi infectado pelo vírus Apocalypse, que o transformou em um servo de Darkseid e o fez perder sua vontade própria. Em todos esses casos, Superman teve que enfrentar situações perigosas sem seus poderes, o que o colocou em desvantagem e o fez sofrer derrotas dolorosas.

As adaptações cinematográficas do Superman

Superman foi adaptado para o cinema várias vezes, com diferentes atores e diretores. Algumas dessas adaptações foram aclamadas pela crítica e pelo público, enquanto outras foram criticadas e rejeitadas. Aqui estão as principais adaptações cinematográficas do Superman:

  • Superman (1978): Dirigido por Richard Donner e estrelado por Christopher Reeve, este filme é considerado um clássico do gênero super-herói. Ele conta a origem do Superman desde sua infância em Smallville até sua chegada em Metrópolis, onde ele enfrenta Lex Luthor (Gene Hackman), que planeja detonar mísseis nucleares para causar um terremoto na Califórnia. O filme foi um sucesso de bilheteria e recebeu quatro indicações ao Oscar, vencendo na categoria de efeitos visuais. O filme também teve três sequências: Superman II (1980), Superman III (1983) e Superman IV: The Quest for Peace (1987), que tiveram uma qualidade inferior e foram mal recebidas pelo público e pela crítica.
  • Superman Returns (2006): Dirigido por Bryan Singer e estrelado por Brandon Routh, este filme é uma continuação direta de Superman II, ignorando os eventos dos filmes posteriores. Ele mostra o retorno do Superman à Terra após cinco anos de ausência, onde ele descobre que Lois Lane (Kate Bosworth) está casada e tem um filho. Ele também enfrenta novamente Lex Luthor (Kevin Spacey), que usa fragmentos de Kryptonita para criar uma nova ilha no oceano. O filme foi elogiado pelos seus efeitos especiais e pela atuação de Routh, mas foi criticado pelo seu ritmo lento e pela falta de ação. O filme teve um desempenho mediano nas bilheterias e não teve nenhuma sequência.
  • Man of Steel (2013): Dirigido por Zack Snyder e estrelado por Henry Cavill, este filme é um reboot da franquia, que reinicia a história do Superman desde o início. Ele mostra a origem do Superman desde seu nascimento em Krypton até sua batalha contra o General Zod (Michael Shannon), um kryptoniano renegado que quer terraformar a Terra para criar uma nova Krypton. O filme também apresenta Lois Lane (Amy Adams), Perry White (Laurence Fishburne) e Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane). O filme foi elogiado pelos seus efeitos especiais e pela atuação de Cavill, mas foi criticado pela sua violência excessiva e pela falta de humor. O filme foi um sucesso de bilheteria e deu início ao Universo Estendido da DC, que inclui filmes como Batman v Superman: Dawn of Justice (2016), Justice League (2017), Zack Snyder’s Justice League (2021), Black Adam (2022) e The Flash (2023).

Algumas curiosidades sobre o Superman

  • O Superman foi inspirado em vários personagens da literatura e do cinema, como Hércules, Sansão, Moisés, Tarzan, John Carter e Buck Rogers.
  • O Superman originalmente não tinha o poder de voar, apenas de saltar grandes distâncias. Isso mudou nos anos 40, quando os produtores do desenho animado do Superman acharam mais fácil animá-lo voando do que pulando.
  • O Superman tem uma fraqueza pela kryptonita, um mineral radioativo que veio dos restos de seu planeta natal. A kryptonita foi introduzida pela primeira vez no programa de rádio do Superman em 1943, como uma forma de explicar a ausência temporária do ator Bud Collyer, que fazia a voz do herói.
  • O Superman também tem uma fraqueza pela magia, que pode afetar seu corpo e sua mente de formas imprevisíveis. Ele também é vulnerável à radiação solar vermelha, que anula seus poderes ao simular as condições de Krypton.
  • O Superman tem vários inimigos que descobriram suas vulnerabilidades e tentaram usá-las contra ele. Um deles é Lex Luthor, que conseguiu saber da kryptonita ao analisar o corpo do General Zod em Batman v Superman: Dawn of Justice. Outro é o Bloodsport, que atirou no Superman com uma bala de kryptonita em The Suicide Squad. Outro ainda é o Metallo, que tem um coração de kryptonita que pode enfraquecer o Superman à distância.
  • O Superman também tem uma versão sombria e maligna, que apareceu em várias histórias alternativas ou paralelas. Uma delas é o Brightburn, um filme de 2019 que mostra o que aconteceria se um garoto alienígena criado na Terra se tornasse um assassino psicopata. Outra é o Dark Superman, um clone do Superman criado por Lex Luthor em Superman: Doomsday, uma animação de 2007 que adapta a saga da morte e do retorno do Superman. Outra ainda é o Superman Injustice, um Superman que se torna um tirano após a morte de Lois Lane em um universo alternativo, que é explorado nos jogos e nos quadrinhos de Injustice: Gods Among Us e Injustice 2.

A conclusão do artigo

Superman é um personagem que transcendeu os quadrinhos e se tornou um símbolo de esperança, justiça e heroísmo para várias gerações. Sua história é rica em aventuras, dramas, romances e conflitos, que refletem os dilemas e os desafios da humanidade. Sua influência é sentida em diversas mídias, como o cinema, onde ele protagonizou filmes memoráveis e outros nem tanto. Sua evolução é constante, mas sua essência permanece a mesma: um homem que veio de outro mundo, mas que escolheu defender o nosso com toda a sua força e bondade. Superman é, sem dúvida, o maior super-herói de todos os tempos.

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler outros conteúdos no blog Momento Verdadeiro. Você também pode ajudar o blog a continuar produzindo conteúdo de qualidade, fazendo uma doação pelo pix momentoverdadeiro@gmail.com. Qualquer valor é bem-vindo e muito apreciado. Obrigado pela sua colaboração e audiência.

Comentários