Machado de Assis: vida, obra e estilo de um dos maiores escritores brasileiros

Olá, leitores do Momento Verdadeiro. Neste artigo, vou falar sobre Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Vou abordar as principais obras, o estilo de escrita, o livro mais conhecido do autor e as personagens mais marcantes. Também vou fazer um resumo da biografia e algumas curiosidades sobre Machado de Assis

Machado de Assis

Quem foi Machado de Assis?

Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, filho de pais pobres e neto de avós escravos alforriados. Ele não teve uma educação formal, mas aprendeu a ler e a escrever por conta própria, com a ajuda de alguns amigos e benfeitores. Desde cedo, demonstrou interesse pela literatura e pela cultura, publicando seus primeiros poemas e crônicas em jornais da época. Ele também trabalhou como tipógrafo, revisor, censor teatral e funcionário público.

Machado de Assis casou-se em 1869 com Carolina Augusta Xavier de Novais, uma portuguesa culta e inteligente, que o apoiou em sua carreira literária e o ajudou na revisão de seus textos. Eles não tiveram filhos e viveram juntos até a morte dela, em 1904, que abalou profundamente o escritor. Machado de Assis morreu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro, deixando uma obra vasta e admirada por gerações de leitores e críticos.

Quais foram as principais obras de Machado de Assis?

Machado de Assis escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, contista, cronista, dramaturgo e crítico literário. Ele é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1881. Esse romance é um marco na literatura brasileira, pois apresenta um narrador defunto que conta sua vida sem pudor nem ilusões, revelando as contradições e hipocrisias da sociedade da época.

Além desse livro, Machado de Assis escreveu outros romances que se tornaram clássicos da literatura nacional, como Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires. Esses romances formam a chamada trilogia realista do autor, que se caracteriza pelo uso da ironia, do pessimismo, da análise psicológica das personagens e da crítica social.

Machado de Assis também se destacou como contista, produzindo mais de duzentos contos ao longo de sua vida. Entre os mais famosos estão A Cartomante, O Alienista, Missa do Galo e O Espelho. Os contos machadianos exploram temas como o amor, o ciúme, a loucura, a ambição, a vaidade e a morte, com uma linguagem elegante e um humor refinado.

Outros gêneros que Machado de Assis cultivou foram a poesia, o teatro e a crônica. Ele publicou cinco livros de poemas: Crisálidas, Falenas, Americanas, Ocidentais e Poesias Completas. Suas poesias refletem influências do Romantismo e do Parnasianismo, mas também apresentam traços originais do autor. Ele escreveu dez peças teatrais: Queda que as mulheres têm para os tolos, Desencantos, Quase Ministro, Os Deuses de Casaca, Tu só tu puro amor, Não Consultes Médico, Lição de Botânica, O Protocolo, As Forcas Caudinas e Cândida. Suas peças são marcadas pelo humor satírico e pela crítica aos costumes da sociedade. Ele publicou mais de seiscentas crônicas em jornais e revistas, abordando assuntos variados, como política, literatura, arte, história e cotidiano. Suas crônicas são consideradas obras-primas do gênero, pela qualidade da escrita e pela originalidade do olhar.

Qual foi o estilo de escrita de Machado de Assis?

O estilo de escrita de Machado de Assis é reconhecido pela sua originalidade, elegância e sofisticação. Ele soube combinar elementos clássicos, como o equilíbrio, a concisão e a contenção lírica, com elementos modernos, como o elíptico, o alusivo e o polissêmico. Ele também soube mesclar resíduos românticos, como as narrativas convencionais e os sentimentos idealizados, com aproximações realistas, como a atitude crítica, a objetividade e os temas contemporâneos.

Um dos aspectos mais notáveis do estilo de Machado de Assis é o uso do foco narrativo em primeira pessoa, principalmente nos romances realistas. Ele criou narradores que se dirigem ao leitor, comentam a própria obra, interrompem a narrativa para fazer digressões filosóficas ou metalinguísticas, questionam a veracidade dos fatos e revelam suas contradições e ambiguidades. Esses narradores são considerados não-confiáveis, pois manipulam as informações e as impressões do leitor.

Outro aspecto importante do estilo de Machado de Assis é o uso da ironia, que se manifesta tanto na forma quanto no conteúdo de seus textos. A ironia machadiana consiste em dizer o contrário do que se pensa ou do que se espera, criando um efeito de humor ou de crítica. A ironia também se expressa na construção das personagens e das situações, que muitas vezes revelam a inversão dos valores morais e sociais vigentes.

Qual foi o livro mais conhecido de Machado de Assis?

É difícil escolher um único livro como o mais conhecido de Machado de Assis, pois ele escreveu várias obras que se tornaram famosas e admiradas pelo público e pela crítica. No entanto, se fosse preciso apontar um título que se destaca entre os demais, talvez fosse Dom Casmurro, publicado em 1899.

Dom Casmurro é um romance que narra a história de amor entre Bentinho e Capitu, desde a infância até a velhice. O romance é contado pelo próprio Bentinho, que recebe o apelido de Dom Casmurro por causa do seu temperamento fechado e teimoso. Ele suspeita que Capitu o traiu com seu melhor amigo, Escobar, e que o filho que eles tiveram, Ezequiel, é fruto dessa traição.

O livro é considerado uma obra-prima da literatura brasileira e mundial, pois apresenta uma narrativa envolvente, complexa e intrigante. O leitor é convidado a participar da história e a formar sua própria opinião sobre os fatos e as personagens. O grande mistério do livro é se Capitu traiu ou não traiu Bentinho, uma questão que até hoje gera debates e interpretações diversas.

Quais foram as personagens mais marcantes de Machado de Assis?

Machado de Assis criou personagens memoráveis em suas obras, que representam diferentes tipos humanos e sociais. Entre as personagens mais marcantes de Machado de Assis estão:

  • Brás Cubas: o protagonista e narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas, um homem que conta sua vida depois de morto. Ele é um típico representante da elite brasileira do século XIX: rico, ocioso, egoísta e sem grandes realizações. Ele narra suas aventuras amorosas, seus projetos fracassados e suas reflexões sobre a vida e a morte com sarcasmo e desencanto.
  • Capitu: a protagonista feminina de Dom Casmurro, uma mulher que desperta a paixão de Bentinho desde criança. Ela é descrita como uma mulher bonita, inteligente, sedutora e dissimulada. Ela é acusada por Bentinho de ter um caso com Escobar e de lhe dar um filho bastardo
  • Ezequiel: o filho de Bentinho e Capitu em Dom Casmurro, um menino que cresce com uma semelhança física e comportamental com Escobar, o suposto amante de Capitu. Ele é um jovem estudioso, curioso e viajado, que desperta a admiração e o ciúme de Bentinho. Ele morre de febre tifoide na Europa, deixando Bentinho sozinho e amargurado.
  • Quincas Borba: o personagem que dá nome ao romance Quincas Borba, um filósofo excêntrico e milionário, que cria uma doutrina chamada Humanitismo, baseada na ideia de que “ao vencedor, as batatas”. Ele é amigo de infância de Brás Cubas e deixa sua fortuna para Rubião, o protagonista do romance, que se torna seu discípulo e herdeiro. Ele também é dono de um cachorro homônimo, que é o símbolo da sua loucura e da sua genialidade.
  • Simão Bacamarte: o protagonista e narrador de O Alienista, um médico renomado e respeitado, que se dedica ao estudo da mente humana. Ele funda um hospício na cidade de Itaguaí, onde interna todos os que considera loucos, segundo seus critérios arbitrários e científicos. Ele provoca uma revolta popular, mas depois muda seus conceitos e liberta os internos. No final, ele se interna a si mesmo, por achar que é o único são em meio a tantos loucos.

Curiosidades sobre Machado de Assis

  1. Machado de Assis era um grande fã de Shakespeare e traduziu algumas de suas peças, como Otelo, Hamlet e Macbeth.
  2. Machado de Assis foi o primeiro escritor brasileiro a receber uma homenagem póstuma da Academia Brasileira de Letras, que mandou construir um mausoléu para ele no Cemitério São João Batista.
  3. Machado de Assis era um apaixonado por música e tocava violão e flauta. Ele também compôs algumas canções, como a modinha “Ciúme” e a valsa “A Carolina”, dedicada à sua esposa.
  4. Machado de Assis foi um dos primeiros escritores a abordar o tema do racismo no Brasil, em obras como O Alienista, Pai Contra Mãe e Ressurreição.
  5. Machado de Assis foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, ao lado de José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e André Rebouças.

Conclusão

Machado de Assis foi um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, que deixou uma obra rica, diversa e original. Ele foi capaz de retratar com maestria a sociedade brasileira do século XIX, com suas contradições, hipocrisias e desigualdades. Ele também foi capaz de criar personagens complexos, profundos e humanos, que refletem os dilemas existenciais do homem moderno. Ele foi um mestre da linguagem, do estilo e da ironia, que influenciou gerações de escritores e leitores.

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler outros conteúdos no blog Momento Verdadeiro. Você também pode ajudar o blog a continuar produzindo conteúdo de qualidade, fazendo uma doação pelo pix momentoverdadeiro@gmail.com. Qualquer valor é bem-vindo e muito apreciado. Obrigado pela sua colaboração e audiência.

Comentários

  1. Machado de Assis um dos melhores escritores em minha opiniao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Referência quando se fala em literatura brasileira. Obrigado pelo retorno. Até breve

      Excluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.