UENF mostra problemas na comercialização de carnes em Campos, RJ.

- Publicidade -
O projeto "Avaliação das carnes comercializadas no município de Campos dos Goytacazes-RJ", da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, coordenado pelo professor Fábio Costa, e desenvolvido há um ano no município, avaliou o comércio de carnes no município e revelou um resultado nada agradável. Dos 20 estabelecimentos (açougues) visitados pelos alunos bolsistas do projeto, cerca de 90% estavam em péssimo estado de conservação.

- Blog Ciência da UENF -
Entre os problemas observados, a maioria se refere à manipulação das carnes; falta de avental nos funcionários; presença de insetos como moscas; e má conservação do produto. Sem esses requisitos básicos no estabelecimento, o consumidor pode levar para casa, junto com a carne, uma série de problemas, como intoxicação alimentar causada pelos microorganismos presentes no alimento — a salmonela é uma das mais comuns, causada por bactérias — e até mesmo intoxicação por produtos de limpeza e corpos estranhos como vidro e madeira, que podem estar presentes na carne por causa de exposição inadequada no ambiente. De acordo com o professor, as maiores vítimas, nesse caso, são as crianças e os idosos.  

- Blog Ciência da UENF -
A criança corre risco, porque ainda não desenvolveu completamente seu sistema imunológico, e o idoso, porque seu sistema de defesa está mais debilitado. Nos Estados Unidos houve um caso de infecção alimentar provocado por coliformes fecais no qual as maiores vítimas foram as crianças. Os pais devem ter essa preocupação na hora de levar um alimento para casa. No mal que pode fazer à própria família — alerta Fábio Costa, que atua no Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF.

O estudo ratifica informações publicadas na reportagem do jornalista Washington Luiz - "Há irregularidades no comércio de carnes em Campos dos Goytacazes" - que também percorreu vários estabelecimentos no município e encontrou situações extremamente preocupantes. Na reportagem  é possível  ver o posicionamento da Vigilância Sanitária e a orientação do Procon-Campos.



Cuidados – Para evitar surpresas desagradáveis, o professor Fábio sugere que o consumidor siga algumas regras básicas na hora de comprar carnes. Um dos principais cuidados é observar se o alimento está sob refrigeração. Nunca comprar carnes expostas à poeira e insetos. O ambiente deve ser limpo, livre de mofo e insetos, e o balcão, onde é feita a manipulação da carne, não pode ser de madeira para não acumular fungos. Outra dica importante é que os funcionários devem usar uniformes limpos, estar de barba feita e unhas cortadas. Em caso de carnes vendidas embaladas, é necessário o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). 

Notícias de Campos dos Goytacazes:

Comentários