Investidores movem ação contra a Petrobras; estatal é acusada de violar leis dos EUA.

A Petrobras,  empresa de capital aberto,  cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, terá que responder mais um processo na Justiça, só que desta vez a estatal vai ter que encarar um tribunal estrangeiro.

A nova ação judicial contra a empresa petrolífera brasileira foi protocolada ontem (24/12) na cidade de Providence, capital de Rhode Island, nos Estados Unidos. A estatal brasileira é acusada de violar leis americanas e vender papéis a preços inflados.

O processo está sendo movido por investidores que compraram papéis da estatal brasileira e se sentiram prejudicados com os casos de corrupção.

De acordo com a Bloomberg,  um dos principais provedores mundiais de informação para o mercado financeiro, a ação foi iniciada numa corte de Nova York e as aplicações dos investidores da cidade de Providence incluem debêntures e ADRs (recibos de ações negociadas nos EUA), comprados entre janeiro de 2010 e final de novembro de 2014.

Até o momento, a Petrobras não se manifestou sobre a ação. A queixa da cidade americana aponta que foram negociados mais de R$ 98 bilhões em títulos na Bolsa de Nova York. Outros 11 processos semelhantes já haviam sido movidos contra a estatal por escritórios de advocacia dos EUA.

Curta o M.V no Facebook e no Twitter .
Compartilhe no WhatsApp


A cada dia surgem novas denúncias de desvio de dinheiro e corrupção na Petrobras. Mas, por enquanto, Dilma Rousseff, presidente do Brasil, se esforça para manter a presidente da Petrobras, Graça Foster no cargo mais importante da estatal. O escândalo envolvendo a Petrobras ficou conhecido com "Petrolão".

Sobre o Petrolão - Petrolão é o nome dado para um esquema de corrupção e desvio de dinheiro dentro da Petrobras. Todas as evidências vinculam o maior esquema de corrupção da história ao Partido dos Trabalhadores (PT), inclusive à campanha de 2010, segundo o historiador Marco Antonio Villa, colunista do jornal O Globo.

"Não há na história da República brasileira um escândalo da magnitude do petrolão. Mais ainda: não há na história mundial nenhuma empresa pública que tenha sofrido uma sangria de tal ordem. Ficamos cada dia mais estarrecidos com a amplitude do projeto criminoso de poder que controla o país desde 2003. Bilhões de reais foram desviados da Petrobras".

(Reportagem de Washington Luiz, do Momento Verdadeiro)