Investidores movem ação contra a Petrobras; estatal é acusada de violar leis dos EUA.

A Petrobras,  empresa de capital aberto,  cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, terá que responder mais um processo na Justiça, só que desta vez a estatal vai ter que encarar um tribunal estrangeiro.

A nova ação judicial contra a empresa petrolífera brasileira foi protocolada ontem (24/12) na cidade de Providence, capital de Rhode Island, nos Estados Unidos. A estatal brasileira é acusada de violar leis americanas e vender papéis a preços inflados.

O processo está sendo movido por investidores que compraram papéis da estatal brasileira e se sentiram prejudicados com os casos de corrupção.

De acordo com a Bloomberg,  um dos principais provedores mundiais de informação para o mercado financeiro, a ação foi iniciada numa corte de Nova York e as aplicações dos investidores da cidade de Providence incluem debêntures e ADRs (recibos de ações negociadas nos EUA), comprados entre janeiro de 2010 e final de novembro de 2014.

Até o momento, a Petrobras não se manifestou sobre a ação. A queixa da cidade americana aponta que foram negociados mais de R$ 98 bilhões em títulos na Bolsa de Nova York. Outros 11 processos semelhantes já haviam sido movidos contra a estatal por escritórios de advocacia dos EUA.

Curta o M.V no Facebook e no Twitter .
Compartilhe no WhatsApp


A cada dia surgem novas denúncias de desvio de dinheiro e corrupção na Petrobras. Mas, por enquanto, Dilma Rousseff, presidente do Brasil, se esforça para manter a presidente da Petrobras, Graça Foster no cargo mais importante da estatal. O escândalo envolvendo a Petrobras ficou conhecido com "Petrolão".

Sobre o Petrolão - Petrolão é o nome dado para um esquema de corrupção e desvio de dinheiro dentro da Petrobras. Todas as evidências vinculam o maior esquema de corrupção da história ao Partido dos Trabalhadores (PT), inclusive à campanha de 2010, segundo o historiador Marco Antonio Villa, colunista do jornal O Globo.

"Não há na história da República brasileira um escândalo da magnitude do petrolão. Mais ainda: não há na história mundial nenhuma empresa pública que tenha sofrido uma sangria de tal ordem. Ficamos cada dia mais estarrecidos com a amplitude do projeto criminoso de poder que controla o país desde 2003. Bilhões de reais foram desviados da Petrobras".

(Reportagem de Washington Luiz, do Momento Verdadeiro)

Postagens mais visitadas deste blog

“Cidade Mundial" eleva as despesas da Igreja Mundial do Poder de Deus.

DESAFIO ADIDAS RUNNING CONCLUÍDO! CORRI MAIS DE 50K EM JANEIRO