"Feijão com bactéria tem que ficar de molho no vinagre". Verdade ou mentira?

Seja preto, branco, vermelho, marrom, verde ... feijão é um alimento riquíssimo em nutrientes. Isso é fato comprovado e podemos até citar alguns benefícios do feijão para saúde. Feijão é fonte de vitaminas do complexo B, combate a anemia, fonte de potássio, evita cáries, evita prisão de ventre ... Por tudo isso, é um alimento que não pode faltar, embora atualmente tem pesado no bolso do brasileiro. O aumento do feijão pegou muita gente de surpresa e gerou muitas reclamações e também boatos, assunto que já abordamos em outro post, leia aqui.

7 motivos para não deixar de comer abacaxi.

Agora estamos voltando a falar do feijão aqui no Momento Verdadeiro devido uma informação que está circulando pelo WhatsApp dando conta que o tem uma bactéria no feijão e que médicos em São Paulo estão recomendando deixar o feijão de molho no vinagre por pelo menos 15 minutos antes de cozinhar. "Só o vinagre está matando a bactéria que vem no feijão das plantações. Nem antibiótico está resolvendo..." diz um trecho do texto.

Vídeo Ventiladores Cancerígenos trava celular em 10 segundos?

Será que há bactéria na plantação de feijão? Em 2010, o site "Canal Rural" publicou uma matéria falando de uma bactéria que estava ameaçando plantações de feijão em São Paulo. Naquela época, um estudo concluiu que a solução para o problema dependia do melhoramento genético das sementes. Você pode ler a reportagem na íntegra, neste link.  Pelo que se vê, pegaram está informação e criaram uma história, para dar mais credibilidade, disseram que médicos estavam pedindo para por o feijão de molho no vinagre. 

Temer foi chamado de "Mr. Fora Temer" na China?

O processo de cozimento do feijão geralmente é feito em uma panela de pressão e pode levar de 30 a 50 minutos (em média), a temperatura chega a mais ou menos 120 graus centígrados. Isso é suficiente para matar bactérias. 

É isso gente. Está história de ter que deixar o feijão de molho no vinagre para matar bactérias que vem de plantações é boato. MENTIRA!

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

  1. E quem não tem panela de pressão que cozinha o Feijão numa panela com tampa para mexer toda hora como fica??????????? Mata as Bactérias tbm............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a tarde inteira mechendo feijão ! Acho que disseram que certa bactéria não sobrevive com calor! Panela de pressão é baratinha!

      Excluir
  2. @Juliana: Sim pois o cozimento neste caso leva váaaaarios minutos e temperatura atingida é de 100º Celsius.

    ResponderExcluir
  3. Sim. É lenda urbana a função de se colocar o feijão de molho com um pouco de vinagre é torná-lo mais macio quando do cozimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.