Tsunami vai atingir várias cidades do Brasil? Não, é boato.

Assunto: Boatos que circulam pela Internet.
Tsunami no Brasil.

Tsunami vai atingir várias cidades litorâneas do Brasil?

Circula pela internet um alerta que o recuo do mar seria um sinal de que o Brasil será atingido por um tsunami. Essa informação tem causado muita preocupação e tem sido muito compartilhada nas redes sociais.

Inclusive, há quem diga que devido ao risco de tsunami, os brasileiros que moram em cidades litorâneas devem deixar suas residências o mais rápido possível.

Brasil pode ser atingido por um tsunami?

Bom! Existem relatos que o Brasil já foi atingido por um tsunami As águas assustaram e fizeram fugir os habitantes das praias — diz um trecho de uma das cartas que autoridades brasileiras enviaram a Portugal no século XVIII. Essas cartas foram pesquisadas pelo professor José Alberto, um dos maiores especialistas em terremotos e tsunamis do mundo. As informações foram divulgadas pelo Fantástico, da TV Globo, no dia 18 de outubro de 2015.
Tsunami vai atingir várias cidades do Brasil? Não, é boato.
E agora? Será que o Brasil pode ser alvo de novos tsunamis? — O contexto tectônico que ocorreu na época do terremoto em Lisboa ainda ocorre hoje — explicou o geólogo Gorky Mariano, da Universidade Federal de Pernambuco. Entretanto, se acontecer um tsunami no Brasil as pessoas vão ser avisadas com antecedência — uns danos materiais vão existir, isso não tem como escapar, mas vidas vão ser preservadas — disse o professor José Alberto em entrevista ao Fantástico.

Alerta falso de tsunami no Brasil

Notícias falsas sobre a possibilidade de um tsunami atingir o litoral brasileiro são recorrentes. Aqui no Momento Verdadeiro há outros posts desmentindo boatos sobre perigos de tsunamis no Brasil. Confira ⇓

Tsunami atingirá Maceió no dia 29 de novembro
Nasa confirma catástrofe no Brasil e faz alerta para últimos dias?

O boato mais recente foi criado com informações verídicas, no caso, notícias sobre o recuo do mar. Sobre este fenômeno, o MetSul Meteorologia explicou que o recuo do mar é um evento oceânico atmosférico, causado apenas pelo efeito intenso do vento Norte. Ainda de acordo com o portal de meteorologia, assim que os ventos mudarem de direção, o nível das águas tende a se normalizar.

Conclusão

Essa história de que o recuo do mar é um alerta de tsunami no Brasil é BOATO.

Comentários