Parada do Orgulho GLBT: “Nem Santo Te Protege”

Os organizadores da décima quinta edição da Parada do Orgulho GLBT, que aconteceu neste domingo (26), na Avenida Paulista, em São Paulo, dizem que aproximadamente quatro milhões de pessoas participaram do evento. Esse número não foi confirmado pela Polícia Militar.

De acordo com informações da polícia, durante o evento foram registradas algumas ocorrências. Casos de furtos e tráfico de drogas. A maioria dos atendimentos médicos foi por conta do excesso de bebida alcoólica.

Opinião das autoridades

Segundo o Jornal do Brasil o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que a parada está cada vez mais organizada. "É uma demonstração de cidadania de todos os brasileiros que aqui vivem e que querem uma cidade, um País e um mundo cada vez mais voltado para ações de cidadania, mostrando que a grande maioria dos brasileiros respeita a diversidade e os direitos humanos".
Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin destacou os benefícios econômicos e também  falou da parte jurídica - "No sentido de se estabelecer direitos, de se evitar intolerância, de se avançar no arcabouço jurídico".

Evento recebeu criticas da Igreja Católica.

Os organizadores do evento resolveram espalhar 170 cartazes com imagens de santos católicos seminus e a inscrição – “Nem Santo Te Protege” e “Use Camisinha”.   As imagens foram usadas em uma campanha pelo uso de preservativos.  “Nossa intenção é mostrar à sociedade que todas as pessoas, seja qual for a religião delas, precisam entrar na luta pela prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Aids não tem religião”, diz o presidente da Parada, Ideraldo Beltrame. 

O padres disseram que não tinha necessidade de expor as imagens. Já para os pastores evangélicos que fundaram igrejas inclusivas e agora acompanham a parada. Segundo informações do jornal JC net. - “Não tinha necessidade de usar pessoas peladas para representar santos. Faz a campanha, mas não envolve as coisas de Deus”, acha a pastora lésbica Andréa Gomes, de 36 anos, da Igreja Apostólica Nova Geração. “A campanha foi mais de encontro com os ditames da Igreja Católica. Nós não temos santos”, diz o pastor José Alves, da Comunidade Cristã Nova Esperança.

Momento Verdadeiro.

Comentários

  1. Parada do Orgulho GLBT, é uma realidade que cresce a cada dia que passa. Os participantes ao se expor gera polêmica em vários setores da sociedade.
    Na minha opinião deveria ser moderado.
    Abraços Washington Luiz

    ResponderExcluir
  2. Acho que quando o assunto é prevenção vale tudo para atingir aquilo que é o foco da situação, mas também acho que temos o direito de respeitar a opinião uns dos outros, e a questão de ter imagens de santos pelados ou não é apenas para mostrar que o mundo está mudando e as opinião dos preconceituosos ainda são os mesmos.

    ResponderExcluir
  3. A Igreja chama os homossexuais de sujos, pecadores, e mais alguns milhões de outros adjetivos que eu prefiro nem citar. Daí quando eles reagem, usando a imagem de santos em uma campanha coerente que envolve a saúde pública, é errado?
    Vamos aos fatos, a Igreja Católica recrimina o uso da camisinha. Se for para falar de DST's e relacioná-las a religiões, esse tem que ser o primeiro foco. Ninguém está livre de doença nenhuma. E até onde eu saiba, imagens de santos são coisas "do homem" usadas apenas para representar essas "coisas de Deus" citadas pela pastora Andréa Gomes. O Deus, verdadeiro, está protegido de qualquer ataque, não importa de qual grupo ele venha. Isso se existir mesmo algum ataque.

    ResponderExcluir
  4. poi e na marcha pra JESUS nao tem furtos drogas bebidas alcoolicas, brigas etc...., perguntem ao comandante geral da policia militar qual dos eventos eles preferem fazer a seguranca? e mais usar imagens de santos. ahhhh me ajuda ai.ate os catolicos repudiarao a atitude de voces, entao nao estamos sos, os evangelicos. que papo e esse de dizer ''amai-vos uns aos outros sem contexto.

    ResponderExcluir
  5. quero ver se sera postado mesmo, vou pagar pra ver

    ResponderExcluir
  6. sr washington que verdade o sr professa? a sua ou da biblia? quero ver se pode me responder?

    ResponderExcluir
  7. Como se pode pedir respeito se não tem respeito ???

    ResponderExcluir
  8. Bom caro amigo(a) anonimo posso te afirmar que não sou o dono da verdade. Mas conheço a Verdade. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Como jornalista procuro transmitir os fatos. Como pastor transmito uma mensagem de amor, união. Amigo(a) leitor - Amo e respeito o homossexual, sou contra a homofobia, agora ser contra a homofobia é uma coisa querer que o mundo se tranforme é outra, entende.

    Mas o importante é respeitarmos a opinião de cada um, afinal de contas ainda vivemos num país democrático. Portanto apenas transmito os fatos.

    Com relação ao seu comentário não precisa pagar para vê-lo publicado, pois aqui só não libero comentários ofensivos, difamadores, com palavrões ... os demais me agradando ou não são liberados.

    ResponderExcluir
  9. o que voce diria do massacre na inquizição e m massacre dos indios no brazil e uzo de negreos pela igreja catolica e escravidão na america pelos crentes e ainda falam de moral e bons costumes qual a sua resposta

    ResponderExcluir
  10. "ACHO ESSES GAYS FOLGADOS.QUEM SE METE COM ELES É PROCESSADO.QUERO QUE A IGREJA CATÓLICA PROCESSEM ELES TAMBÉM ,POIS ELES SÃO SANTOFÓBICOS E NÃO RESPEITAM AS RELIGIÕES."

    ResponderExcluir
  11. Participei da parada no domingo, vi muita coisa que não concordo, mas acredito no respeito as diferenças, sou homossexual, minha familia é católica e minha criação também foi, vi os cartases com as fotos e acho que se aquilo foi uma provocação, foi em uma escala muito pequena comparada a TOTAL repressão que sofremos da Igreja Católica, que nos condena abertamente e influencia milhões de seguidores país e mundo a fora. Um exemplo, não concordar com a união estável entre pessoas do mesmo sexo é um direito, intervir pra que essas pessoas não tenham o direito de se unirem legalmente é desrespeito. Acho interessante uma manifestação que prega a igualdade e a paz ser tão polemica e condenada por milhões de pessoas, e quando um membro da igreja se envolve em um ato homossexual e geralmente pedófilo, um pedido de perdão do Papa basta para resolver todo o problema, as pessoas se sentem confortadas e tudo continua como sempre foi. A Igreja pode até ser Santa, mas os homens que a conduzem preferem pregar o ódio para justificar os atos que praticam por interesse próprio em nome de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Sou homossexual,católico convicto e acho que em sua maioria os homossexuais estão apenas afim de aparecer.É necessário que se entenda que para conseguirmos respeito, direitos não precisamos ofender a visão de tantas ou seja a maioria das pessoas.Será dessa forma que conseguiremos o respeito das pessoas, dos lideres religiosos, dos governos e seus representantes? Já participei de algumas paradas aqui em minha região e pelo que percebi a maioria pouco esta afim de ganhar respeito, o que adianta prevenir DST se a caminho desta farra embebedam até ser necessário ajuda ambulatorial?Evitam se DST e criam se alcoólatras, drogados e pessoas sem um mínimo de escrúpulo pelos direitos dos outros, o de inclusive professar uma religião.Ofendeu meus príncipios sim e acho que a organização do evento deve analizar com mais carinho a forma de levar a idéia central a todos sem ofender quem quer que seja. JÔ

    ResponderExcluir
  13. A esses que defendem osm direitos dos GLS e suas passeatas, só tenho uma coisa a dizer:
    Ou vocês também fazem parte deste grupo ou tem interesses como nossos políticos. Vá dizer para outro que orgulho de ser gay ou ter um filho ou filha. Ora chega de hipocresia.

    ResponderExcluir
  14. "A Igreja católica" é uma das religiões mais podres do mundo des do inicio,quando falavam com seus feudos que o rei era enviado por Deus,e agora pleno século XXI,ela vê que não tem tanto poder como era antes,vem tentando esconder a sujeira debaixo do tapete,com tantos pedofolos, políticos,aquela gaga do papa que chamam de santidade,que é contra a camisinha,contra o aborto mesmo sendo pela saúde e vida da mãe e contra a união homoafetiva más é a favor agarrar uma criança e tentar limpar a outras porqueiras que sabemos que passa dentro da igreja católica,falando que só foi um escorregão na fé do padre,ah vá...o que é usar imagens de "santos" na parada gay?
    Muitos destes santos foram homens,SER HUMANOS,pecadores,com historia boas e ruins como todos nós temos,tá longe do homem virá santo!
    Só o catolicismo mesmo para se enganar assim,achando que é dono da plena salvação!!!
    Dai-me paciência,e Parabéns a parada gay de Sampa,colocou direitinho os santos em seus lugares,todos HOMENS parados metidos a santos,bem que os santos poderiam está usando a camisinha,pois é assim que já muito padres na sacristia e ainda falando para mim e outros amigos meus "não contar para ninguém não,isso será segredo nosso!"
    Pela religião!!!!!!!!!
    Todo padre é gay,entra para a religião tentando fugir de sua realidade ou do exército,poucos ou quase nenhum entram pela fé!

    ResponderExcluir
  15. me perdoe, nao sabia que o sr era evangelico, mas da maneira que li e vi seu blog ficou meio tribuloso, mas querendo ou nao, o que o pr silas malafaia falou na marcha pra Jesus e muito serio, rasgaram a nossa constituicao, e muito complicado aceitar a forma como os gays se ''impoem'' assisti uma ministracao da pra valnice milhomens, sobre homossexualismo e adulterio, nao posso compactuar com nada disso, apesar de ter minhas filhas lesbicas, uma bem assumida a outra....sei la, E CRIEI DENTRO DA IGREJA. uma vez o bispo geraldo tenuta disse que isso e pratica adquirida, ninguem nasce gay ou lesbica, mesmo tendo essa luta dentro da minha casa,nao pensei 2 vezes em pedir que fossem embora, senao conhecessem a Palavra eu iria lutar por elas, mas conhecendo a Palavra, andaram comigo por anos, e optaram, por isso.... nao me restava alternativa, o livro e versiculo que mais li foi romanos 1, e elas ja conheciam. entao fizeram suas escolhas, como a salvacao e individual,que prestem contas de si mesmas, eu ja tenho que prestar as minhas.....obrigada e me perdoe de verdade, nao vou me identificar, pois seria expor minhas filhas mais ainda, convivo com a vergonha dos comentarios que ouco ate dentro da familia mesmo, os de fora entao... e horrivel,finjo as vezes que sou surda etc... Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Que mãe é essa que abandona as filhas? Quanta hipocrisia! Que cegueira espiritual, que mente engessada! O importante na vida é ser feliz, se uma pessoa se assume gay e está feliz, o resto não importa. Conheço várias mães que aceitaram seus filhos homossexuais e convivem com eles naturalmente, o melhor é que ambos são felizes. Agora o que adianta fazer a vontade da igreja e perder os filhos? Na verdade essa igreja está é destruindo a família, é uma pena que as pessoas abitoladas não percebem.

    ResponderExcluir
  17. ''querido'' anonimo ai de cima nao faca julgamentos do que nao sabe e nem viveu, ta? vc ta pensando que nao procurei ajuda? se ser ''feliz'' e ser gay ou lesbica, va ler a biblia, porque acima de mim ou delas tem um Deus,tenho anos de estudo biblico, nao faco a vontade de igreja nenhuma, mas a de Deus.nao fale do que nao sabe, cada um tem o direito de escolher, eu escolhi nao aceitar e pronto, enfiar na minha goela que isso e certo ''querido anonimo''vc nao deve sre pai nem mae, guarde pra vc suas ''opinioes,nao ha maior hipocrisia do que esta, que em apoiar tais escolhas, ou vc acha que elas sao criancas? va ler ROMANOS 1. QUANDO FOR NA ''SUA'' CASA, OPINE TA? FORA ISSO FIQUE CALADO.

    ResponderExcluir
  18. Sou católico, porém não sou contra homossexuais, muito menos às suas manifestações. A partir do momento que se invade a privacidade de alguém isso se torna falta de respeito ! Os homossexuais, não lutam tanto para ter seu espaço na sociedade ?? E desrespeitam a religião católica!? Como querem que as pessoas tenham admiração por eles vendo que a sua religião está sendo atacada moralmente, os santos que fazem parte da sua devoção estão sendo debochados com trajes seminus, se expondo dessa forma chocante e desnecessária?!?! Muitos são a favor do Homossexualismo, mas atacar a Igreja dessa forma... caiu no conceito de muita gente !! E vocês que fazem parte desse movimento, pensem duas vezes antes de fazer qualquer campanha que envolva OUTRAS RELIGIÕES [invasão de privacidade], há muitos que os admira, mas poderão e vão perder todo seu respeito em consequência de atitudes desnecessárias e agressivas contra quaisquer religião envolvida nessa movimentação toda !!

    ResponderExcluir
  19. Blog Nem Santo Te Protege.

    http://nemsantoteprotege.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.