Após depoimento de "Xuxa" ao "Fantástico" a Secretaria de Direitos Humanos registrou 220 mil denúncias de abuso sexual.


A repercussão da entrevista de Maria da Graça Meneghel, mais conhecida como Xuxa,  ao "Fantástico", da TV Globo,  não pode ser avaliada apenas por um lado, mas é preciso ver a reação que seu depoimento provocou na sociedade.

Segundo informações divulgadas pela revista "Época", no ano passado, foram registradas 14 mil agressões contra menores de dez anos. O abuso sexual somou 35% dos registros. Para um país com as condições sociais e a dimensão geográfica do Brasil, são números acanhados. Um sinal de que muita gente sofre em silêncio foi a reação popular ao depoimento de Xuxa.
Em apenas dois dias, 220 mil denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes chegaram à Secretaria de Direitos Humanos. Muito mais que as 30 mil ligações feitas ao Disque Denúncia (Disque 100) nos primeiros quatro meses deste ano. 
Enfim de certa forma Xuxa encorajou as vítimas a dar o primeiro passo. Agora, o Estado precisa ser capaz de acolhê-las, investigar o que dizem e, quando for o caso, punir os culpados.
*Momento Verdadeiro/Com informações da Revista Época.

Comentários