Paquistão: novo tremor deixa pelo menos 12 mortos.

O tremor de magnitude 6,8 graus na escala Richter, que atingiu hoje (28) a província paquistanesa do Baluchistão (Sudoeste), fez pelo menos 12 mortos, quatro dias depois de um forte terremoto na mesma região ter deixado mais de 300 pessoas mortas.

“Pelo menos 12 pessoas morreram e sete ficaram feridas”, disse o diretor da Agência Provincial de Gestão de Catástrofes, Abdul Latif Kakar, à Agência France Presse. Ele admitiu que o número de vítimas pode aumentar, considerando a magnitude do tremor e as características do distrito mais afetado, Awaran, o mais pobre da província.

O abalo de hoje foi registrado a 96 quilômetros de Awaran, a uma profundidade de 14 quilômetros, às 12h34 locais (8h34 em Lisboa, 4h34 em Brasília), segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos. A instituição considerou o tremor uma réplica do sismo de magnitude 7,7 graus de terça-feira (24), mas o diretor do Centro Nacional de Sismos do Paquistão, Zahi Rafi, disse tratar-se de novo terremoto. “Não foi uma réplica, foi um terremoto independente”, acrescentou.


O sismo de terça-feira (24) fez mais de 350 mortos e deixou mais de 100 mil sem casa.

“Este novo sismo destruiu tudo o que tinha ficado de pé depois do primeiro, há duas aldeias completamente destruídas”, disse Abdul Malik, ministro principal da província.
Fonte: Agência Lusa.