Falta de privacidade é um dos motivos para jovens trocarem Facebook por app de mensagens.

Começa a surgir uma certa preocupação por parte dos executivos do Facebook, isso porque muitos jovens dos Estados Unidos e agora também no Brasil já não entram todo dia na rede social. Esse fato foi exposto na divulgação do resultado financeiro no dia 30 de outubro.

Os dados mais recentes da consultoria Piper Jaffray sugerem que o Twitter se transformou na rede social mais importante para os adolescentes, tirando o Facebook do topo. Hoje os jovens andam utilizando o Facebook como ferramenta de estudos, para acompanhamento de provas e trabalhos escolares, mas raramente mais como diversão. Redes como Instagram; Twitter, apesar da limitação de caracteres, até o Skype, e os aplicativos de mensagens como WhatsAppe, que segundo a revista Mobile Marketing, tem mais de 350 milhões de usuários em todo o mundo, e o Snapchat estão entre os favoritos nas telas dos smartphones dos adolescentes.

Segundo alguns adolescentes entrevistados pelo G1, a necessidade de respostas rápidas pode ser um dos motivos pelo qual os adolescentes estão se afastando do Facebook e a falta de privacidade também foi apontada como afastamento da rede social, já que tanto pessoas conhecidas quanto não conhecidas podem comentar, curtir e compartilhar o que se é postado. "Tem gente desconhecida que eu não adicionei e fica comentando e curtindo minhas coisas. Postei uma foto e um cara que eu não conheço comentou 'linda'", disse Giovanna de Cássia. O paulistano, Marcos Rossini Diniz, de 13 anos, também reclama da exibição em sua 'timeline' de postagens de pessoas que não são seus contatos. "Não são meus amigos, mas pessoas de páginas que eu curto e eu acabo recebendo esses textos e vídeos."


E para não mais enfrentar esses dissabores, muitos jovens preferem ter cada vez mais na ponta dos dedos aplicativos específicos para bater papo com os amigos. "Eu tenho muitos amigos que estão saindo do Facebook e estão preferindo outros apps como o WhatsApp, o Instagram e o Twitter", diz Giovanna.

(*) Com informações do G1.