Série "O mundo secreto dos bebês" é exibida pelo Fantástico.

Neste domingo, dia 04 de janeiro de 2015, o Fantástico, da TV Globo, começou a exibir uma série sobre bebês. A série “O mundo secreto dos bebês” é um documentário produzido pela BBC. A rede britânica juntou tudo o que há de mais recente nas descobertas sobre o desenvolvimento humano - do nascimento até os 2 anos de idade.


Após falar sobre a vida do bebê dentro do útero, o Fantástico também exibiu a história de Kate, uma inglesa que tinha como hábito levar seu filho de 6 meses para passear em um píer, mas uma tragédia aconteceu. Ela viu o filho despencar e afundar na água, com o carrinho virado para baixo. Segundo a reportagem, sem pensar duas vezes, o administrador do píer pulou para salvar Sam. "A mãe conta que pelo menos cinco minutos tinham se passado. Uma enfermeira fez massagem cardíaca no bebê até que o socorro aéreo chegou para levá-lo ao hospital. Nem mesmo os médicos acreditavam que ele poderia sobreviver. Mas Sam surpreendeu a todos. Quase seis minutos debaixo d’água e, quatro a cinco horas depois, ele estava de pé, olhando tudo em volta".

Já é sabido que uma das habilidades mais surpreendentes dos bebês é a de nadar. Bebês param de respirar assim que mergulham na água. Outro fato muito interessante é maneira como os bebês reagem ao frio extremo, e isso foi outro fator determinante para a recuperação de Sam. Debaixo d’água, sem oxigênio, as células do cérebro começam a morrer. Mas as temperaturas muito baixas podem deter esse processo. E os bebês lidam muito bem com isso. A partir desta habilidade, uma técnica recente passou a ser usada em UTIs neonatais. Em alguns casos, médicos deixam os bebês em estado de hipotermia para evitar danos no cérebro.

Bebê abandonado sobrevive por 5 dias em bueiro.

Hoje Sam, que aparece na foto acima, tem um ano e meio e absolutamente nenhuma sequela do trauma que sofreu. Se tivesse acontecido com um adulto, provavelmente não sobreviveria. "É incrível como os bebês podem ser duros na queda. Mas todos vão sempre precisar do cuidado e do carinho de seus pais". Veja a íntegra da reportagem no site do Fantástico, AQUI.